A consultoria Ebit estima que o faturamento do comércio eletrônico no período de 15 de novembro a 24 de dezembro — que compreende as ações de Black Friday e Natal — deve atingir R$ 8,4 bilhões, equivalente a um crescimento nominal de 14%. Em termos reais, ao se descontar a inflação prevista para o período (IPCA/IBGE), a expansão real deve ficar na faixa de 6%.
Para efeito de comparação, no mesmo período de 2015, foi apurada expansão nominal de 26% (em termos reais, de pouco mais de 15%).
Pelas contas da consultoria, o volume de pedidos deverá apresentar crescimento de 4,5%, para 18,4 milhões de encomendas entre novembro e dezembro. Seguindo a tendência de alta, o tíquete médio previsto é de R$ 458, 9% maior do que no ano passado.
Especificamente para a Black Friday, que ocorre no dia 25 de novembro, a Ebit estima um faturamento de R$ 2,1 bilhões na venda on-line, crescimento de 30% ante 2015. No ano anterior, a alta foi de 38%, com vendas de R$ 1,6 bilhão.
Analistas preveem uma desaceleração na taxa de crescimento, não apenas pela base de comparação mais alta, mas também pelo momento de contenção no consumo, reflexo de aumento nas taxas de desemprego e rendimento das famílias em retração.
Grandes redes varejistas trabalharam neste ano com portfólio menor de ofertas e promoções mais localizadas, e com descontos menos agressivos do que nos anos anteriores, na tentativa de evitar efeito negativo sobre margens de lucro.