Por Redação | A Black Friday deste ano deve registrar um faturamento de R$ 9,3 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, um crescimento de 9,1% em relação a 2023, considerando a data promocional de quinta-feira, 28 de novembro, a domingo, de dezembro. Os dados foram divulgados pela Neotrust Confi, empresa de soluções de inteligência para o varejo online, que produziu o relatório com base em dados coletados com mais de 5.000 varejistas online de todo o País.
Algumas categorias devem ser destaque no período comercial, como Eletrodomésticos, Moda e Acessórios, Saúde, Ar e Ventilação e Beleza e Perfumaria. Já outras devem apresentar pouco crescimento, como Móveis, Pet Shop e Alimentos e Bebidas; ou até mesmo queda, como Telefonia.
“A pandemia e pós-pandemia ensinou muito o consumidor a comprar online. Na parte de telefonia, quando vemos os avanços da tecnologia, não há tantos incentivadores para mudar, por isso o cliente tem demorado mais a trocar de celular”, explica Juliana Lorenzetti, diretora de Growth da Confi.
Black Friday 2023
Na Black Friday de 2023, o e-commerce faturou R$ 8,52 bilhões de quinta a domingo em todas as categorias de produtos, uma queda de 2,4% em relação a 2022. Em número de pedidos, foram 16,01 milhões, 9,3% menor do que o ano anterior. Já o ticket médio foi de R$ 530,80, um aumento de 7,6% em relação a 2022.
Considerando o mês de novembro como um todo, o faturamento foi de R$ 34 bilhões em todas as categorias de produtos (queda de 0,22% em relação a novembro de 2022); 83,16 milhões de pedidos (queda de 10,1%) e ticket médio de R$ 408 (aumento de 10,9% em relação a 2022).
Já os números dos três primeiros trimestres de 2024 mostram que o varejo digital brasileiro voltou a crescer após a retração de 2023, sinal positivo para a Black Friday de 2024. O faturamento do período é de R$ 235 bilhões no e-commerce (aumento de 13,8% em relação ao mesmo período de 2022). Foram 863,1 milhões de pedidos (aumento de 15,4%) e ticket médio de R$ 272,80 (aumento de 1,4% em relação a 2022).
O estudo afirma ainda que há bons motivos para esperar boas vendas na Black Friday 2024. A data oficial, 29 de novembro, se aproxima do último dia do mês, dia esperado pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com o Natal, que podem fortalecer os gastos do consumidor.
“A entrada dos marketplaces chineses fez com que algumas campanhas surgissem no Brasil, como o 11 de Novembro, que é o Dia do Solteiro na China. Com isso, eles antecipam promoções nesta data também. Há a intenção de aproveitar mais o mês também, com assim o varejo nacional se adequa à campanha do concorrente”, Juliana conta.
Fonte: Mercado e Consumo