Por Nathalia Flach | O brasileiro deve usar os descontos da Black Friday deste ano para fazer compras planejadas, em vez de encher o carrinho por impulso, de acordo com um estudo feito pela Conectad@s, da Ipsos, e obtido pelo Valor com exclusividade. Isso acontece, porque os produtos mais desejados desta edição pertencem à categoria de eletroeletrônicos – que costumam ter preços mais elevados –, o que obrigou o consumidor a se programar financeiramente para o período de ofertas.
Entre os produtos que devem liderar as buscas em 2023, estão celulares (51%), TVs (37%), airfryers (35%), computadores (34%) e maquiagem (30%). São itens notadamente caros, mas os respondentes da pesquisa parecem estar cientes do tamanho dos desembolsos.
Tanto é que 34% dos entrevistados disseram que pretendem gastar entre R$ 1.500 e R$ 3.000 no intervalo; 26% querem despender de R$ 501 a R$ 1.501; e 20% preveem fazer compras entre R$ 3.001 e R$ 5.000.
Se em 2023 o trio de categorias desejadas é formada por eletrodomésticos (69%), eletrônicos (65%) e beleza e cuidado (60%); na edição do ano passado, a ordem era diferente. Beleza e cuidado aparecia na liderança (45%), seguida por eletrônicos (42%) e moda e acessórios (34%).
Mas uma coisa não mudou: a busca pela conveniência. Cerca de 93% dos brasileiros preferem recorrer à internet para fazer suas compras na Black Friday, enquanto apenas 43% disseram que pretendem ir às lojas.
Mas o mais curioso é que o entrevistado, nesse intervalo, anseia mais por frete grátis (72%) do que pelas promoções em si (68%).
Ao todo, foram ouvidas 170 pessoas, sendo 65% de mulheres e 35% de homens. Já no que se refere à faixa de renda dos participantes a maioria é da classe B (65%).
Fonte: Valor Econômico