Por Redação | Pelo menos 36% dos consumidores brasileiros compraram algum produto por recomendação de influenciadores durante a Black Friday. É o que aponta a pesquisa A Black além da Black, desenvolvida pela Spark em parceria com a MindMiners, para mostrar a potência dessa estratégia no mercado.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 9 e 14 de agosto deste ano. Quase metade (48%) delas mora na Região Sudeste do país. Entre os entrevistados, 52% se declararam do gênero feminino e 48% do gênero masculino. A faixa etária predominante foi de mais de 41 anos, com 38% dos participantes. Em relação à condição social, 45% dos respondentes pertencem à classe C.
Segundo a análise, 86% dos entrevistados têm o hábito de fazer compras nesse período – desse total, 36% compram sempre ou frequentemente. Entre as categorias de produtos, os mais adquiridos são equipamentos eletrônicos (58%), vestuário e acessórios (56%), eletrodomésticos (43%), beleza e cuidados pessoais (40%), livros (31%), casa e decoração (31%), alimentos e bebidas (28%) e artigos esportivos (22%).
O estudo ainda traz o mapa da influência, que registra algumas informações, como o alcance dos influencers e o nível de confiança dos seguidores. O Instagram lidera o ranking de redes sociais que as pessoas escolhem para acompanhar os influenciadores, com 85%. Atrás dele, aparecem YouTube (50%), TikTok (33%), Facebook (25%) e X – antigo Twitter – (19%).
Em relação ao nível de confiança transmitido pelos profissionais nas plataformas digitais, 26% dos entrevistados classificaram como “muito alto”, 38% como “alto” e 32% responderam como “médio”. Portanto, concluiu-se que 64% das pessoas que seguem influenciadores depositam um alto nível de confiança neles.
“A pesquisa tem grande relevância para refletir sobre o comportamento dos consumidores e o poder da influência direcionado à Black Friday, que é uma das datas que mais movimenta o comércio e a economia. O levantamento pode apoiar marcas a alavancarem as vendas de forma mais estratégica, firmada em dados que comprovam o desempenho do marketing de influência na jornada de compra”.
Rafael Coca, cofundador e CSO da Spark
Conteúdos que despertam interesse de compra também foram analisados. Entre eles, review (análise detalhada de produtos) está em primeiro lugar (55%). Em seguida, os participantes mencionaram testes de produtos em tempo real (53%), cupons de descontos exclusivos (50%), dicas e sugestões de compras (48%) e unboxing (abertura/apresentação de produtos com 41%).
Durante a Black Friday, os publiposts de marcas, divulgados no perfil das empresas em parceria com algum influencer, figuram no topo da lista (43%) como o tipo de conteúdo que mais chama a atenção e poderia motivar a decisão de compra. As postagens orgânicas de marcas e de influenciadores representam a segunda e a terceira posição, com 39% e 34%, respectivamente. Por fim, as publicações pagas com influenciadores estão em quarto lugar (29%).
“Um dos aprendizados da pesquisa é a importância de trabalhar a construção da confiança nos clientes antes da Black Friday. Assim, por meio de uma relação sólida estabelecida com os consumidores, as empresas podem conseguir que o produto ou serviço esteja entre os mais desejados para compra”, conclui Coca.
Fonte: Metrópoles