Por Helena Canhoni | A preparação para a Black Friday é praticamente uma exigência para as empresas que desejam ter bons resultados na data. A pesquisa inédita da Opinion Box e da Dito, ‘Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024’ traz contribuições importantes para o e-commerce e a data comercial este ano.
O levantamento contou com 1.564 participantes, maiores de 16 anos e de todas as classes sociais. O perfil dos entrevistados apresentou 52% de mulheres e 48% de homens. Com relação à faixa etária, 46% declararam ter entre 30 a 49 anos, 28% possuem 50 anos ou mais e somente 26% tem entre 18 e 29 anos. A margem de erro para a pesquisa é de 2,55 pp.
Entendendo o passado: 2023
Antes de compreender as tendências para 2024, é necessário que as organizações analisem o comportamento dos consumidores no ano passado, a partir disso é possível prever melhores estratégias.
Com a maior porcentagem (30%), os clientes revelam que fizeram compras ao longo do mês de novembro inteiro. Por outro lado, 25% dos entrevistados, a segunda maior taxa, disseram que não compraram nada durante a Black Friday de 2023.
Na sequência, 24% declararam que compraram somente na semana da Black Friday e 9% afirmaram que suas compras foram feitas unicamente no próprio dia da comemoração. E 5% dos consumidores explicaram que optaram por fazer compras depois da Black Friday.
Canais preferidos
Do ponto de vista dos canais, a preferência fica com o e-commerce (43%). Logo atrás aparecem: lojas físicas e e-commerce (39%), apenas lojas físicas (14%) e, por último, compras somente através do aplicativo da empresa ou WhatsApp (4%).
Considerando o e-commerce, os cinco marketplaces mais visitados pelos consumidores foram:
- Amazon (55%);
- Shopee (45%);
- Mercado Livre (40%);
- Magazine Luiza (37%); e
- Americanas (28%).
Além disso, as categorias mais procuradas incluem eletroeletrônicos e eletrodomésticos (32%), roupas e acessórios (27%), produtos de beleza e cosméticos (18%) e casa e decoração (15%).
Comportamento de compra
Para 30% dos entrevistados, os gastos na data de 2023 foram maiores; porém, outros 30% disseram que gastaram o mesmo valor nos anos anteriores. O ticket médio ficou na faixa de R$ 101 e R$ 500.
Com relação aos comportamentos, 42% declararam que compraram produtos que precisavam e estavam com uma boa promoção. Em seguida, com 12%, os consumidores compraram um produtos após verem um anúncio nas redes sociais; 8% compraram itens por impulso e 7% adquiriram um produto após verem um influenciador usando ou indicando.
De maneira geral, o que aparece como mais importante para os clientes na data é: preço baixo (51%), frete grátis (41%), valor alto de desconto (30%) e ser uma loja já conhecida (17%).
Além disso, há o momento antes da compra. Cada vez mais, os consumidores pesquisam os produtos antes de concluir a compra – 68% declararam que frequentemente ou às vezes fazem comparações. As avaliações da marca também não ficam para trás, 59% buscam no Google e 49% nas redes sociais.
De acordo com o levantamento, o canal preferido para receber promoções e ofertas é o e-mail – com 39% escolhendo somente essa forma de comunicação. O WhatsApp aparece em segundo lugar com 21% da preferência.
O ano agora é 2024
Segundo o levantamento, a Black Friday de 2024 promete ser um sucesso. Entre os consumidores, 55% já sabem o que pretendem comprar na data, enquanto 35% ainda estão indecisos e podem mudar de ideia.
A janela de decisão fica entre 3 meses antes da data e algumas semanas anteriores à comemoração.
As categorias que os entrevistados declararam estar buscando são: eletroeletrônicos e eletrodomésticos (56%), roupas e acessórios (43%), casa e decoração (33%), produtos de beleza e cosméticos (30%) e viagens e turismo (28%).
Por fim, os gastos para a data tem previsões para serem superiores a 2023, com 43% dizendo que pretendem gastar mais. 36% defendem que vão gastar a mesma quantidade e apenas 9% afirmam que devem gastar menos.
Somente 12% ainda não sabem sua média de gastos.
Fonte: E-Commerce Brasil