Líder do mercado farmacêutico na Região Norte do país, o Grupo Tapajós já faz a contagem regressiva para terminar 2019 com o primeiro faturamento acima de R$ 1 bilhão em seus 24 anos de trajetória. Respaldada por esse indicador, a companhia anuncia um investimento de R$ 15 milhões para 2020, que será destinado a novas lojas, serviços de assistência farmacêutica e projetos de transformação digital.
O grupo mantém seis centros de distribuição nas cidades de Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), além de administrar as redes de farmácias Drogarias Santo Remédio, FarmaBem e FlexFarma, que somam 132 pontos de venda nessas quatro capitais. “Nossa projeção é inaugurar pelo menos dez unidades no próximo ano. Todas já serão abertas com salas clínicas e serviços como os de aplicação de injetáveis”, antecipa o presidente Wili Garcêz.
Atualmente, a Tapajós reúne 21 espaços do gênero na FarmaBem e na Santo Remédio. “Inicialmente vamos concentrar a expansão dos serviços clínicos nessas duas redes, pois a FlexFarma tem um perfil mais voltado para o consumo, com uma política de preços mais econômicos”, destaca. Como parte dessa meta, a companhia firmou em novembro uma parceria com o Clinicarx, software que funciona como um prontuário eletrônico e é especializado na gestão técnica, operacional e financeira dos programas de assistência farmacêutica.
Com um posicionamento de mercado consolidado – o market share chega a 60% na cidade de Manaus –, o grupo apostará também na diversificação dos canais de venda. Atualmente, um projeto-piloto de delivery está sendo realizado em 12 lojas, por meio de parceria com plataformas de entrega. “Constituímos um grupo de trabalho para liderar nossos processos de inovação, formado pelos gestores das áreas de RH, compras, comercial e operações. A ideia é implementar uma ferramenta de e-commerce e um aplicativo de vendas em cada rede”, revela.
Para facilitar a adaptação dos 2.328 colaboradores a esse novo momento, o Grupo Tapajós desenvolveu uma plataforma de e-learning com treinamentos em vídeo, cuja programação terá início no primeiro trimestre. “Com o uso de elementos de gamificação, vamos estabelecer um programa de pontuação e recompensas para os profissionais”, projeta.
Fonte: Panorama Farmacêutico