A instabilidade da economia não afetou os planos de expansão do grupo Supermercados BH. A 55ª loja da rede na capital mineira foi inaugurada em 31/3, no bairro Glória, região Noroeste de Belo Horizonte. A abertura do novo ponto de venda reflete o desempenho positivo do supermercado que, em 2016, registrou faturamento bruto de R$ 5 bilhões, segundo a varejista. Para 2017, a meta é crescer 20%, alcançando receita de R$ 6 bilhões e 180 lojas no Estado.
De acordo com a gerente de marketing, Kátia Andrade, atualmente a empresa tem 173 lojas em operação, distribuídas em 46 cidades mineiras. “A expectativa é abrir sete lojas nos próximos meses”, acrescenta. O grupo emprega hoje 16,5 mil funcionários e não para de abrir novas vagas.
Somente na unidade do bairro Glória, foram criados 100 postos de trabalho. A loja, localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, tem área de vendas com 1.215 metros quadrados, amplo estacionamento e 15 checkouts, sendo dois de autoatendimento.
Market share
A participação do grupo Supermercados BH no comércio de varejo também cresceu. De início, o grupo atendia as classes C e D (as que mais cresceram no Brasil nos últimos três anos, não apenas em número, mas também em índice de consumo). Hoje, elas representam 53,9% da população brasileira e movimentam R$ 1,03 bilhão por ano). Há cerca de três anos, a rede ampliou o atendimento.
De acordo com Kátia Andrade, as classes A e B começaram a comprar no supermercado. Com o aumento da demanda, e a consequente inclusão do novo perfil de consumo, percebeu-se a necessidade da abertura de pontos de venda com melhor infraestrutura em regiões mais nobres da cidade.
“O atual momento econômico, que provocou aumento da inflação e do desemprego, influenciou o perfil de consumo, fazendo com que pessoas de todas as classes sociais passassem a priorizar preço e a aceitação por marcas substitutas. Devido ao nosso posicionamento de preço justo e variedade de produtos, conseguimos crescer em meio a esse cenário e, em atendimento à demanda dos nossos mercados, abrimos novas lojas em outras regiões da cidade, como o Buritis e Pampulha”, explica a gerente de Marketing. Ela diz que, por enquanto, não há planos de levar a rede para outros estados brasileiros.
Fonte: Supermercado Moderno