Após uma freada na expansão em 2015, a rede de escolas de idiomas Berlitz planeja abrir nove unidades até o próximo ano no Brasil. Todas essas escolas serão franqueadas – modelo que vem sendo adotado pela empresa também em outros países. No mundo, a Berlitz tem 350 pontos próprios e 150 franquias. Já no Brasil, são 14 escolas, sendo cinco delas administradas por terceiros. A Berlitz que está no país desde 1911.
“Havia um receio de perda do padrão de qualidade do nosso método com franquias, mas o feedback obtido pelas unidades franqueadas mostrou que isso não acontece. Ao identificar que a rede no Brasil crescia pouco em relação ao seu potencial de país emergente, a matriz optou por ampliar esse tipo de modalidade por aqui”, disse Arthur Bezerra, presidente da Berlitz Brasil desde o ano passado. Anteriormente, Bezerra era executivo da rede de escolas de inglês Wise Up que, recentemente, foi recomprada pelo fundador.
Segundo Rogelio Martinez, presidente global de expansão da Berlitz, não houve mudanças no projeto inicial de expansão com a deterioração do cenário macroeconômico no país. “Esse já era o plano original. Quando o Brasil se recuperar da crise e estiver pronto para novos desafios, já estaremos na frente com as bases fundamentais estabelecidas. Esperamos mais dois anos de desafios econômicos no Brasil e que o terceiro ano seja mais estabilizado”, disse Martinez que esteve mês passado no país.
A companhia está presente em 70 países e o mercado brasileiro é o principal na América Latina. No mundo, Alemanha e Japão geram a maior receita para a empresa fundada em 1878 nos Estados Unidos. Nos anos 90, a Berlitz foi vendida para o grupo japonês de educação Benesse Group, cujo faturamento é de US$ 4,5 bilhões.
No mundo, a rede conta com 250 mil alunos nos cursos presenciais, sendo 7 mil no Brasil. Voltado para o público premium, em especial executivos que chegam a pagar R$ 2 mil em cursos customizados (específicos, por exemplo, para negócios ou direito tributário) a Berlitz tem como estratégia ampliar seu público. Para isso, criou cursos 100% online, cujo custo por módulo é R$ 200.
Ainda na diversificação dos seus negócios, a empresa está investindo em cursos voltados para crianças e adolescentes. Além do inglês, a Berlitz ministra cursos de mais de 30 idiomas como espanhol, francês, japonês, mandarim e até bem específicos como hebraico e urdu (língua oficial do Paquistão e também falada na Índia).