A batalha de gigantes no varejo mais comentada dos últimos tempos tem sido entre Assaí (ASAI3) e Grupo Mateus (GMAT3). Constantemente ouvimos falar sobre o varejo de alimentos no noticiário. Afinal, é um setor que está no nosso dia a dia. Mas será que existe diferença entre essas duas grandes representantes do setor? A seguir, conheça as perspectivas para o segmento, e saiba como anda o desempenho desses gigantes no mercado brasileiro! Então, confira o artigo. O que você verá neste artigo: O setor de supermercados Perspectivas para 2021 Grupo Mateus (GMAT3) Alguns destaques do Grupo Mateus (GMAT3) 1T21: Assaí (ASAI3) Alguns destaques do Assaí (ASAI3) no 1T21: Batalha de gigantes no varejo: confira os principais números O setor de supermercados Em suma, os supermercados foram um dos setores que mais se destacaram desde o início da crise da pandemia. Segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o crescimento no ano passado foi de 9,36% em relação a 2019. De acordo com a própria associação, o auxílio-emergencial teve papel fundamental nesse desempenho. Isso porque grande parte desses recursos foram utilizados em compras no varejo. Por outro lado, durante a pandemia, o setor também arcou com custos consideráveis. Nesse sentido, os supermercados precisaram investir nas lojas para atenderem aos protocolos de segurança sanitária. Além disso, segundo a ABRAS, o aumento do dólar e da inflação também foram bastante sentidos pelos supermercadistas. No entanto, o mercado tem boas expectativas para 2021. Segundo especialistas, a tendência é de que o setor de supermercados conquiste maturidade e se fortaleça mais do que antes da pandemia Nesse sentido, a mudança de hábitos de consumo trazida pelo home office é uma das principais razões para o otimismo. Isso porque muitas pessoas passaram a fazer as refeições em casa, o que aumentou os gastos no supermercado. Ademais, outro fator importante foi o aumento das vendas de marcas próprias, que proporcionam melhores margens ao varejo. Em resumo, com a inflação em alta, os consumidores passaram a procurar mais esses itens, o que contribuiu para a rentabilidade dos supermercados. Por fim, as compras online também cresceram no ano passado. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o consumo de alimentos e bebidas via canais eletrônicos cresceu 79% em 2020. Já em relação aos pedidos por aplicativos, a alta foi de 30%. Perspectivas para 2021 De acordo com a ABRAS, o setor de supermercados deverá crescer 4,5% em 2021. Apesar da redução do auxílio-emergencial, o início da vacinação e a expectativa de reformas como a administrativa e a tributária deverão contribuir para o bom desempenho do segmento. Grupo Mateus (GMAT3) Segundo o ranking de 2020 da ABRAS, o Grupo Mateus (GMAT3) é hoje o quarto maior varejista de alimentos do Brasil. No ano passado, a empresa registrou faturamento recorde de R$ 14,4 bilhões, um crescimento de 45% em relação a 2019. O foco da atuação do grupo é nas regiões Norte e Nordeste. Desde o IPO, realizado em outubro de 2020, a companhia tem atuado forte no sentido de fortalecer o e-commerce. Nesse sentido, adquiriu algumas startups para dar esse suporte. Além disso, está trabalhando em novas funcionalidades do cartão Mateus Card, como cashback. Alguns destaques do Grupo Mateus (GMAT3) 1T21: Abertura de 43 lojas nos últimos 12 meses. Desse total, 26 unidades estão em novas cidades. Aumento de 10% no market share, devido à abertura das novas lojas. Crescimento de 36% da receita bruta, comparado ao 1T20. Crescimento de 54% do lucro líquido em relação ao 1T20. Assaí (ASAI3) Por sua vez, o foco das vendas do Assaí (ASAI3) é na região Sudeste, que corresponde a cerca de 60% do faturamento total. De acordo com relatório de abril sobre o setor, analistas do BTG apostam no Assaí como a melhor escolha dessa batalha de gigantes no varejo. Isso por causa da rentabilidade, histórico, maior produtividade das lojas e bom valuation. Outros pontos também colaboram para o otimismo do BTG em relação à companhia. Em resumo, alguns deles são a previsão de abertura de 22 lojas até 2025 e o crescimento médio de 17% das vendas nesse intervalo. Atualmente, o grupo está avaliado em R$ 21,4 bilhões de reais. Alguns destaques do Assaí (ASAI3) no 1T21: Aumento de 21% da receita bruta em relação ao 1T20. Lucro bruto 24% superior ao mesmo período do ano passado. Redução da dívida líquida/EBITDA em 1,93x. Lucro líquido dobrou em relação ao 1T20. Batalha de gigantes no varejo: confira os principais números Assaí (ASAI3) Grupo Mateus (GMAT3) (R$ milhões) 1T21 1T20 ?% 1T21 1T20 ?% Receita Líquida 9.448 7.809 21% 3.362 2.409 40% EBITDA ajustado 641 504 27% 220 155 41% Margem EBITDA ajustada 6,8% 6,5% 0,3p.p. 6,6% 6,4% 0,2p.p. Resultado Líquido 240 113 112% 157 102 54% Caixa Líquido (4.800) (7.446) 1.225* (665) *Segundo relatório do 1T21, a variação expressiva no caixa do Grupo Mateus ocorreu principalmente devido à entrada de recursos do IPO e à liquidação de empréstimos bancários no final de 2020. Ainda mais curioso para conhecer as empresas da Bolsa? Então preencha o formulário abaixo para falar com um assessor da EQI Investimentos.