A moda da barba deu novo fôlego a um antigo negócio: o de barbearias. Mais do que barba e cabelo, os estabelecimentos passaram a oferecer outros serviços de estética masculina, como depilação e limpeza de pele. Agora, retornam ao “básico” para entrar em shopping centers e rodar em “barber trucks”.
É o caso da Garagem Barba & Cabelo, que vai inaugurar duas unidades em São Paulo entre agosto e setembro: uma no shopping D&D e outra no Cidade Jardim. Por causa do custo do aluguel no shopping, a franquia reduziu o modelo de negócio padrão, com 120 m², para uma unidade compacta de 36 m².
O investimento inicial para esse novo modelo é a partir de R$ 100 mil, com custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro. O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil. O lucro médio não é informado. O retorno do investimento é previsto a partir de 24 meses.
A franquia da loja padrão custa a partir de R$ 180 mil, fatura, em média, R$ 100 mil por mês, e retorna o investimento entre 24 e 36 meses.
Negócio veio para ficar, diz consultor
Para o consultor especializado em franquias Luis Stockler, da BaStockler, o negócio é promissor, tanto em ruas quanto em shoppings.
“É necessário adequar o tamanho e os serviços oferecidos aos custos, mas não há dúvida de que é um negócio que veio para ficar. O homem de hoje se cuida mais, é uma tendência, e faltavam espaços com que ele se identificasse”, diz.
Em shoppings, é uma boa opção para passar o tempo enquanto a mulher faz compras, por exemplo.
Tamanhos variados
A Confraria da Barba é outra opção de franquia com modelos de negócio variados. Tem lojas de 53 m², como a unidade que será inaugurada no mês que vem em Salvador, até uma unidade de 450 m², que fica em Campinas (93 km a noroeste de São Paulo).
O investimento inicial é a partir de R$ 160 mil para a loja compacta e de R$ 370 mil para a loja maior, com serviço completo de bar (inclui petiscos e garçom; cervejas são servidas em todos os modelos). Os valores incluem custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro.
O faturamento médio mensal é de R$ 60 mil para a loja compacta e de R$ 120 mil para a unidade completa. A margem de lucro é de 20% a 25%. O retorno do investimento se dá a partir de 18 meses.
Leonardo Benites, sócio da Confraria da Barba, diz que eles já foram procurados por shoppings interessados no negócio, mas que, até agora, não assinou nenhum contrato. “Estamos esperando o franqueado certo”, afirma.
Já a Barbearia Cartola apostou no modelo “barber truck”, com um negócio compacto e móvel. O modelo ainda está sendo testado. O caminhão fica em um ponto fixo, num posto de gasolina em São Paulo, e também faz eventos, como os festivais de música Lolapallooza, Tomorrowland e João Rock.
“A ideia é passar a comercializar esse modelo de franquia até o final do ano, depois de termos testado por um ano, pelo menos”, afirma o sócio Gustavo Madeira. Os dados financeiros ainda não foram definidos.
Quanto maior, mais difícil é a gestão
Segundo o consultor Luis Stockler, quanto maior o modelo de negócio e quanto mais atividades reunir (serviços de estética, bar e jogos, por exemplo), mais complexa é a administração.
“O candidato à franquia deve investigar a experiência do franqueador no ramo, tanto da marca, quanto dos executivos que a comandam”, declara.
Ele diz que o ponto sensível das barbearias e salões de beleza são as relações trabalhistas, já que na maioria dos estabelecimentos os profissionais ganham comissão, e não têm registro em carteira. “Por isso é tão importante checar a experiência do franqueador, inclusive em relação à gestão dos profissionais.”