A B2W, formada por sites como Submarino e Americanas.com, informou nesta sexta-feira que acredita numa melhora do desempenho da empresa no quarto trimestre para conseguir reduzir pressões do maior endividamento sobre a operação.
A relação entre dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em 3,2 vezes em setembro versus 3 vezes em junho. “Há um aumento nessa alavancagem historicamente no terceiro trimestre, isso é fotográfico, mas no quarto trimestre isso deve reduzir”, disse Fábio Abrate, diretor de relações com investidores da empresa.
“O nível máximo para operar o negócio é 3,5 vezes [relação dívida e Ebitda]”, disse ele
Abrate mencionou a previsão de vendas mais fortes no Natal e “Black Friday”. “Na ‘Black Friday’ de 2015, empresa vendeu o equivalente a 1 mês em algumas horas”, destacou.
A empresa apurou aumento de 16% no prejuízo de julho a setembro, para R$ 145 milhões, e a receita líquida caiu 0,6%, para R$ 2 bilhões.
Segundo Abrate, o mercado continua muito competitivo em preço. Além disso, a empresa previu que a operação de “market place” (shopping virtual) deve chegar a 20% das vendas totais no fim do ano — estava em 19% em setembro.
O diretor ainda mencionou um aumento de carga tributária neste ano, passando de uma média de 14% em 2015 para 19% em 2016, com efeito desse impacto em lucro. “Pagamos mais de R$ 300 milhões em impostos no ano para uma receita bruta que caiu 3%”, disse ele.