Criada em 1995, com a abertura de duas lojas próprias, a Authentic Feet migrou para o sistema de franchising em 2004 e, em um ano, já somava 21 lojas. Em 2015, com o amadurecimento no mercado, a rede sentiu a necessidade de inovar e após estudos e pesquisas, apostou em um reposicionamento da marca, que incluiu uma nova atmosfera no ponto de vendas, oferecendo um atendimento especializado e um diferenciado mix de produtos, além de uma maneira diferente de comunicação, focada no público-alvo específico identificado no estudo realizado.
No novo conceito, já em prática em 21 pontos de vendas dos 81 atuais, o foco é a melhor experiência de compras possível ao consumidor, que considera o momento da atividade física também um evento social, para o qual deseja estar com roupas e acessórios com estilo e atitude, dentro da moda.
Para tal, a operação ganhou um novo design, com arquitetura moderna, que remete ao layout das academias atuais – com visual clean e composição de materiais rústicos Ç e passou a oferecer, além dos tênis, vestuários e acessórios (70%, 25% e 5% do mix, respectivamente), ajudando o consumidor final a compor todo look com um visual descolado, moderno e em consonância às tendências da moda.
No âmbito de serviço, a experiência se completa por meio dos atendentes com perfil mais consultivo, que orientam os clientes não apenas quanto à performance dos produtos, mas também quanto aos aspectos de combinação de materiais, cores e estilos.
Segmentação 360º
Tudo faz parte de um movimento que o Grupo Afeet batizou de segmentação 360º, na qual as diferentes vertentes da empresa passaram a ser estruturadas visando entender e atender as demandas de um determinado público-alvo, em sintonia com cada bandeira da rede. “Deste modo, organizamos e dividimos desde as nossas áreas internas, salas, departamentos e equipe até a rede de franqueados, externalizando a proposta, consequentemente, à seleção de candidatos à franquia”, detalha o gerente de expansão, Rodrigo Faria.
“Conhecendo nosso consumidor, nossa prioridade é sempre ouvir as necessidades de cada cliente, antes e acima de tudo, para criar valor e diferenciação, ao invés de só comercializar produtos. Desta forma, estamos certos de que esse modelo terá perpetuidade neste novo varejo, agregando uma verdadeira experiência de compra ao consumidor, cada vez mais exigente”, ressalta Faria.
“Estamos felizes com os resultados obtidos ao longo deste primeiro ano de mudanças. Conseguimos ampliar as vendas e o fluxo nas lojas que já estão adaptadas e a expectativa é crescer ainda mais até o final do processo de implantação”, finaliza o gerente de expansão do Grupo Afeet.
Para tanto, a Authentic Feet dará ênfase à oferta de produtos premium, que vão desde o tênis para running e training, como também peças de vestuário, tênis casual e acessórios. Nike, Adidas, Mizuno, Asics, Puma e Reebok estão entre os players que compõem suas vitrines, tudo para atender à demanda dos clientes com perfil Fashion Fitness.
Do ponto de vista de expansão, o novo projeto amplia a expectativa de crescimento, proporcionando uma atuação em todo o território nacional, chegando, em 2020, a mais de 150 lojas em operação, entrando nas principais capitais do país, com ênfase no Nordeste e Sul.
“Queremos consolidar, ainda mais a marca, tornando-a referência nacional nesse segmento e, para atingirmos essa meta, buscaremos empreendedores que compactuam com a mesma cultura, premissa e a proposta da nova Authentic Feet”, finaliza o executivo.