Aumentar o lucro operacional será um dos principais focos de atuação do GPA para 2019, sobretudo na divisão Multivarejo, que engloba as marcas Extra e Pão de Açúcar. É o que afirma relatório do banco UBS , que participou do GPA Day, evento da varejista voltado a investidores.
O UBS projeta que a margem Ebitda da divisão poderá atingir 5,8% no ano que vem, o que representaria uma ligeira alta de 0,2 ponto percentual. O banco ressalta, contudo, que o indicador poderá crescer mais devido a iniciativas que estão sendo tomadas pela companhia.
Entre elas, estão as conversões dos supermercados Extra para Mercado Extra, a aceleração da penetração das marcas próprias, o que eleva a margem de lucro, e ganhos de produtividade, por meio da otimização da mão de obra e da digitalização.
Já na divisão de atacarejo, o UBS vê uma polarização do mercado entre Assaí e Atacadão. Elas têm, respectivamente, 30% e 40% de participação de mercado. Essa taxa de market share pode dar suporte a um avanço de 0,1 ponto percentual na margem Ebitda do Assaí, alcançando 5,9% no ano que vem.
Fonte: S.A. Varejo