Por Redação | Um aumento de 10% no tempo de engajamento dos colaboradores pode reduzir em até 5,72% o turnover, que agora pode ser antecipado pelo uso de inteligência artificial que permite a análise preditiva de desligamentos. Essa foi uma das conclusões de um estudo conduzido pela HR Tech Dialog, que analisou como o descompasso entre a comunicação interna das empresas, as preferências dos colaboradores e a forma como essas mensagens impactam os resultados do negócio pode gerar desengajamento e afetar diretamente a retenção de talentos.
O desengajamento se torna mais crítico em setores como Agronegócio e Varejo, que têm maior concentração de colaboradores operacionais trabalhando em diversas localidades e horários. No Varejo, a previsão de desligamento é identificada até três meses antes, enquanto no Agronegócio, pode ser prevista com um mês de antecedência. Além disso, a consultoria Robert Half estima que o custo de desligamento de um funcionário pode chegar a até oito vezes o seu salário, considerando verbas rescisórias, impactos operacionais e a busca por novos talentos.
Segundo o estudo, realizado entre janeiro e agosto de 2024 com 156.530 colaboradores de empresas do Agronegócio e Varejo, as empresas que investem em comunicação interna conseguem melhores resultados na retenção de talentos. “O engajamento dos colaboradores só sofrerá alterações positivas se as empresas investirem em estratégias e plataformas de comunicação interna. É por meio da comunicação inteligente que as companhias conseguem se conectar às pessoas”, afirma Hugo Godinho, CEO da Dialog.
A pesquisa utilizou inteligência artificial para coletar e analisar dados sobre o tempo de engajamento, interações e temas de interesse dos colaboradores. Essas informações foram integradas em um sistema de machine learning que ajudou a prever tendências de turnover. A análise preditiva será incorporada a um chatbot para recomendar estratégias personalizadas de comunicação interna, incluindo tópicos, canais e horários ideais para se comunicar com diferentes equipes.
Godinho também destacou que, além de curtidas e comentários, é o tempo de permanência nas ferramentas de comunicação interna que revela o interesse dos colaboradores. “Cada público interno tem suas particularidades, e a relevância dos assuntos corporativos varia entre as equipes. Se os temas trabalhados não se conectarem a diferentes áreas, o engajamento dos colaboradores ficará prejudicado”, concluiu.
Fonte: Mercado & Consumo