A atividade do varejo aumentou 0,6% no país em fevereiro sobre janeiro, feitos os ajustes sazonais, de acordo com indicador da Serasa Experian.
O aumento foi puxado pelos segmentos de combustíveis, onde as vendas subiram 0,3%, e materiais de construção, com mais 1,6%. As vendas de supermercados e móveis e eletroeletrônicos ficaram estagnadas, enquanto as de veículos, motos e peças recuaram 4,5%, e as de tecidos, vestuário, calçados e acessórios caíram 2,2% no período.
Na comparação com fevereiro do ano passado, o movimento caiu 6,6% e, no acumulado do primeiro bimestre, recuou 8,2%.
No acumulado do primeiro bimestre de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 5,8%, registrou crescimento em relação ao mesmo período de 2015. Os demais recuam: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-5,9%), móveis, eletroeletrônicos e informática (-12,3%), veículos, motos e peças (-19,0%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-14,5%), material de construção (-2,4%).
O indicador de comércio da Serasa Experian toma como referência as consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.