Inclusão de perecíveis e de itens mais sofisticados são algumas mudanças realizadas
A crescente procura do consumidor por preços mais baixos no atacarejoexigiu mudanças no modelo em operação. Entre as alterações para atender esse público estão o sortimento de produtos, ligeiramente ampliado em algumas categorias, e a inclusão de seções de perecíveis, típicas de supermercados, como padaria e açougue. Além disso, o formato passou a comercializar pequenas quantidades de produtos para ficar mais viável ao cliente final.
Mas essas mudanças podem apresentar riscos à essencia do formato, que é principalmente o de custo baixo. Se ele aumentar, as margens podem ficar comprimidas. Também existe a possibilidade de o prazo de retorno sobre o capital aplicado ser ampliado, dizem analistas.
Segundo Ricardo Roldão, presidente da Abaas (Associação Brasileira do Atacado de Autosserviço) e da rede de atacarejo Roldão, esse é um modelo que não pode perder a essência ou ficar caro demais. “Já coloquei padaria e açougue em loja e voltei atrás, pois ficava inviável. Mas hoje se vende portfólio até sem glúten e lactose, o que complementa a venda. Dá para ajustar, mas não dá para fugir do que a operação é: custo baixo para ter preço baixo”, afirma.