A rede catarinense Imperatriz entrará no formato de atacarejo. Atualmente, duas lojas do segmento estão sendo construídas. A ideia é inaugurar uma neste ano e outra no início de 2017. A empresa também tem diversificado sua atuação com supermercados gourmet. Uma loja com esse posicionamento – a segunda da varejista – foi aberta no último dia 28 de setembro, no centro de Florianópolis.
A unidade conta com 1.200 metros quadrados de área de vendas e estacionamento para mais de 100 carros. “De um total de 13 mil itens, 10% são alimentos e bebidas gourmet”, afirma Vidal Lohn Filho, diretor de marketing e expansão do Imperatriz. A rede tem atualmente com 17 supermercados (15 convencionais e os dois gourmets).
Já as unidades de cash & carry serão localizadas na capital catarinense, no bairro Ingleses, e em Biguaçu, na região metropolitana. “Ainda não definimos as datas e a sequência de inauguração”, diz Lohn. “Estamos há mais de um ano estudando e analisando o formato para preparar nossa entrada. Como fazemos parte da Rede Brasil, consultamos os sócios que já operam esse tipo de loja”, explica.
Segundo o diretor da rede, a oferta de atacarejo na região ainda é baixa, o que significa que há espaço para novos competidores. “Depois de inaugurarmos essas duas lojas em construção, deveremos abrir mais três, totalizando cinco em 2017”, comenta Lohn.
Com as unidades de cash & carry, que terão a marca Brasil Atacadista, o Imperatriz espera dobrar o faturamento no final do ano que vem. Em 2015, as vendas alcançaram R$ 521,7 milhões, segundo o 45º Ranking de Supermercados de SM, publicado em abril de 2016.
Outra novidade da rede é instalação do quarto self checkout, no próximo dia 04 de novembro. O primeiro equipamento foi implementado em agosto deste ano. “A aceitação do cliente tem sido muito boa”, afirma o diretor. Ele explica que o autoatendimento agiliza a passagem pelo caixa em pequenas compras, o que favorece tanto o consumidor quanto a rede, que consegue prestar um serviço melhor.