Transformar a jornada do cliente, acelerar processos e se aproximar de startups – esses são os objetivos que fundamentaram a criação do MLab pela Obramax
Por Bruna Soares
Transformar a jornada do cliente, acelerar processos e se aproximar de startups – esses são os objetivos que fundamentaram a criação do MLab pela Obramax, bandeira de cash & carry de construção do Grupo Adeo – que também opera a Leroy Merlin. Com exclusividade ao Jornal Giro News, Diego Neufert, CTO do MLab, revela que o projeto começou a rodar internamente no final do ano passado e, agora, deve ganhar escala. “Esta é uma iniciativa da Obramax Brasil e é o primeiro laboratório do Grupo Adeo a nível mundial. Ele é focado em desenvolver tecnologia e praticar inovação aberta.” Através do modelo, que promove a colaboração com organizações externas, o MLab trabalhará com startups, sobretudo retailtechs, que atuam no varejo, além de fornecedores.
Construção Entra na Onda da Digitalização
A estrutura do laboratório é composta por cerca de dez minigrupos, chamados de squads, que concentram projetos em frentes como e-commerce, logística e venda na loja. “Quando detectamos uma oportunidade, procuramos startups do segmento. Já temos projetos em desenvolvimento com parceiros”, detalha Diego. Os projetos são priorizados de acordo com as demandas, que são definidas, em média, a cada duas semanas. Para o CTO, a iniciativa deve trazer à Obramax inovações em logística, vendas e digitalização. “O mercado de construção está iniciando nesse movimento digital. Na pandemia, o cliente se aproximou da loja pelos canais digitais e a ideia é alavancar essas plataformas.” Na bandeira, o e-commerce representa 4% das vendas e o serviço de televenda corresponde a 3%.
Obramax Terá 18 Novas Lojas
Para 2022, está previsto um investimento de R$ 30 milhões no MLab. “Devemos aumentar o investimento nos próximos anos”, prevê Diego. Ao todo, a Obramax vai injetar R$ 1,5 bilhão até 2025, para a inauguração de 18 lojas no Brasil. Outros R$ 7 bilhões serão direcionados à compra de mercadorias de fornecedores. A bandeira, que está presente em outros quatro países com os nomes Bricoman e Bricomart, atua no Brasil há cinco anos, sendo a aposta do Grupo Adeo para o atendimento aos profissionais de pequeno e médio portes da construção civil – que representam 35% das transações -, junto a consumidores finais. Com duas lojas no país, localizadas no estado de São Paulo, a Obramax tem como meta atingir uma receita de R$ 5 bilhões em 2025.
Fonte: GiroNews