O atacado de autosserviço deve registrar um avanço ainda maior neste ano, segundo a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas). Na visão da entidade, o setor engordará entre 15% e 20% no consolidado de 2016, ante os 15% nominais do ano passado.Se a previsão da entidade se consolidar, a estimativa é de que sejam faturados, pela primeira vez, mais de R$ 100 bilhões por este mercado.
Para a Abaas, a expansão do número de lojas e a entrada em novas regiões (como o Nordeste, por exemplo) ajudaram a impulsionar as receitas do setor. Outra explicação para o crescimento é justamente a crise econômica.
A inflação elevada que corroeu o poder de compra, em conjunto com o aumento do desemprego, levou o consumidor a um novo hábito.
“Na tentativa de equilibrar o orçamento, ele teve que reduzir gastos fora do lar, diversificar canais de compra, buscar o melhor custo-benefício, diminuir a ida aos pontos de venda, optar por embalagens econômicas e trocar de marca, comportamento que beneficiou o atacarejo”, destaca, em nota, a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).