O Atacadão lançou recentemente a sua nova operação de e-commerce, voltada para o público B2B, que integra o canal de vendas online, além de uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado. A operação terá início no estado de São Paulo e até o final de 2022, a ideia é de que ela seja expandida para todo o país, por meio das 29 redes de atacados, que já atendem 4.750 municípios com sua malha logística.
Para acelerar o processo, a companhia adquiriu 51% da CotaBest, startup referência no mercado de atacado online, que será responsável pelo desenvolvimento de todo o marketplace. O projeto tem como objetivo atender os pequenos e médios comerciantes, oferecendo cerca de 50 mil produtos. Além disso, a operação é própria e conta com quatro mil produtos, com diferenciais de preços, que é a marca registrada da companhia no Brasil.
Um dos facilitadores que a plataforma também oferece é a possibilidade do cliente construir uma lista de compras em que ele pode, semanalmente, receber a atualização com os preços mais competitivos, oferecidos pelos fornecedores desse ambiente digital.
Para Roberto Müssnich, CEO do Atacadão, a entrada da empresa no mercado digital fortalece o plano de expansão da companhia. “A força do modelo do Atacadão, aliada aos avanços que estamos promovendo na digitalização das nossas operações, e a tecnologia da CotaBest no marketplace, posiciona nosso negócio para acompanhar as tendências de consumo e consolida o nosso plano de expansão no País. É mais um passo para conquistarmos novos clientes, parceiros e ampliarmos o nosso market share”, afirma.
Novas Aquisições
Conforme demos aqui, a aquisição das 30 lojas da rede Makro também impulsionará o crescimento do Atacadão na conquista por esses novos clientes. A transação já foi aprovada pela Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a empresa já iniciou o planejamento das reformas e a transição das unidades para a bandeira Atacadão.
Estratégia do Grupo Carrefour Brasil
As iniciativas pioneiras do Atacadão no mercado de cash & carry complementam a forte presença da companhia na venda de alimentos online, por meio do Carrefour. Lançada há um pouco mais de dois anos, a oferta de e-commerce alimentar do Carrefour cresceu significativamente e já representa 14% das vendas da operação do varejo em São Paulo. Além disso, no segundo trimestre deste ano, 60% da venda de alimentos por canais digitais foram de clientes novos.
Sem dúvida toda essa experiência foi fundamental para desenvolver a nova plataforma do Atacadão, que busca valorizar a usabilidade dos consumidores e estar totalmente integrada à operação física.
Fonte: SuperVarejo