O Atacadão, bandeira do Carrefour Brasil que mais cresce no país, cumpriu a meta de abrir 20 novas lojas este ano e deve manter esse ritmo de expansão orgânica por pelo menos mais três a quatro anos, em meio à entrada de novos participantes no segmento de atacarejo.
“Nos últimos 10 anos temos mantido investimento não importa o que aconteça. Serão 20 lojas por ano enquanto tiver espaço nesses mercados”, afirmou à Reuters o diretor presidente do Atacadão, Roberto Müssnich.
Atualmente, a bandeira emprega cerca de 45 mil funcionários em todo o Brasil, com 166 lojas de autosserviço e 27 atacados de entrega. E estão em andamento as obras para inauguração de mais 10 lojas ainda no primeiro semestre de 2019.
“Temos 10 lojas em construção e pretendemos começar as obras de outras duas até o fim do ano”, disse o executivo, que já atuava no Atacadão antes mesmo da bandeira ser adquirida pelo Carrefour Brasil em 2007.
No início de dezembro, o grupo varejista francês informou que manterá no próximo ano os investimentos em 1,8 bilhão de reais, mesmo montante desembolsado em 2018, com uma parte significativa dos recursos destinada ao crescimento orgânico do atacarejo.
De acordo com Müssnich, o valor investido na abertura de uma nova loja do Atacadão depende muito do preço pago pelo terreno, mas uma unidade com área média de 6.300 metros quadrados requer entre 30 milhões e 40 milhões de reais. “Para o ano que vem vamos manter uma expansão equilibrada entre capitais, interior e novos mercados”, contou.
Para o executivo, já é perceptível a melhora da confiança entre os consumidores e, mesmo com uma eventual migração de consumo para outros formatos supermercadistas em meio à retomada econômica, o Atacadão deve entregar bons resultados em 2019, apoiado em seu plano de expansão e em um cenário inflacionário provavelmente positivo.
“Quando tens um pouco mais de folga no bolso, podes buscar outras alternativas em super e hiper, mas acho difícil quem provou a eficiência do nosso modelo mudar o hábito de compra de suprimento mensal”, explicou Müssnich.
No acumulado de janeiro a setembro, as vendas brutas do Atacadão cresceram 8,5 por cento na comparação anual, para 26,9 bilhões de reais, conforme balanço trimestral divulgado em 7 de novembro.
O resultado supera em mais de 52 por cento o faturamento bruto do principal concorrente no atacarejo, o Assaí, do grupo GPA, que atingiu 17,6 bilhões de reais nos nove primeiros meses deste ano.
Questionado sobre a entrada de novos competidores no segmento, o diretor presidente do Atacadão reconheceu que o modelo de negócios vem sendo bastante copiado nos últimos três a quatro anos, mas ressaltou que a liderança da companhia no mercado não está ameaçada.
Um dos mais recentes grupos a manifestar intenção de entrar no atacarejo foi a Advent International, que após comprar em junho 80 por cento das operações do Walmart no Brasil anunciou planos de converter os formatos de lojas existentes da rede norte-americana.
“Somos os pioneiros desse modelo e o segredo é ser antigo, mas não ficar velho….Só que realmente nos últimos dois a três anos, o modelo do Atacadão foi muito copiado e surgiram muito competidores regionais, locais e nacionais”, comentou Müssnich.
NATAL
Na avaliação de Müssnich, o desempenho de vendas do Atacadão no Natal deste ano certamente será superior ao do ano passado, quando a deflação dos alimentos pesava sobre os resultados.
Tradicionalmente, disse o executivo, a segunda quinzena de dezembro é mais forte que a primeira, mas os primeiros dias do mês foram satisfatórios.
“Sentimos é que dezembro não está decepcionando e traz um pouco desse espírito de otimismo… A primeira quinzena foi boa e temos dentro do cenário 20 novas lojas para alavancar esse crescimento”, afirmou.
Ele acrescentou que o Atacadão está concluindo neste mês na unidade da Vila Maria, bairro da cidade de São Paulo, testes de um caixa de alta velocidade e começará em breve a analisar a implementação do projeto em outras lojas.
O equipamento de tecnologia alemã, que possui 16 câmeras que escaneiam todos os lados de caixas e produtos avulsos colocados pelo cliente em uma esteira automática, foi lançado em julho pela bandeira.
Às 14:05, as ações do Carrefour Brasil, que não compõem o Ibovespa, subiam cerca de 1 por cento, a 18,09 reais. Em 2018, os papéis acumulam ganho de mais de 21 por cento, enquanto as do GPA subiram quase 4 por cento no ano.
Fonte: Extra