O site de compra e venda Mercado Livre surgiu da parceria de um argentino com o carioca Stelleo Tolda em 1999. Hoje a empresa é o varejo online mais visitado da América Latina
O carioca Stelleo Tolda conheceu o argentino Marcos Galperin na universidade de Stanford, nos Estados Unidos, quando estudava Engenharia Mecânica. Anos depois, quando Tolda trabalhava no banco de investimentos Lehman Brothers nos EUA, reencontrou Galperin, que lhe apresentou a ideia de um site de compra e venda.
Assim, em 1999, o Mercado Livre nasceu na Argentina e quase simultaneamente no Brasil. Tolda foi responsável pelo início da operação brasileira da empresa e esteve no cargo de diretor geral no Brasil até 2010. A partir de então, assumiu como vice-presidente (COO) da empresa, respondendo pelas operações de toda a América Latina. Tolda conversou com o Jornal de Negócios sobre os bastidores da empresa.
Como surgiu a ideia de fundar o Mercado Livre? Conte-nos a trajetória da empresa.
Em meados da década de 1990, quando quase ninguém tinha e-mail, Marcos Galperin navegava pela internet, curioso por explorar o mundo que nascia atrás da tela do computador. Em 1999, começaram a surgir as primeiras lojas online e, com elas, o formato de marketplace – shopping virtual. Foi desse olhar para o mundo digital que nasceu a ideia do Mercado Livre.
Costumamos dizer que empreender não é criar um negócio, mas sim assumir riscos e gerar um valor diferencial no mercado. É adiantar-se ao que as pessoas desejam. Foi com esse espírito que o Mercado Livre nasceu e cresceu ao longo desses 16 anos, chegando hoje a quase 4 mil funcionários. O marketplace continua sendo o principal negócio da companhia, porém, atualmente contamos com um ecossistema de sete unidades de negócios, a maioria atendendo, além do marketplace Mercado Livre, a milhares de lojas online em toda a América Latina. Em 2015, registramos no Brasil receita líquida de US$ 290,6 milhões, um crescimento de 6% em dólares e de 50% em reais sobre 2014.
O que diferencia o modelo do Mercado Livre de seus concorrentes?
Contamos com um ecossistema de tecnologias completo para o e-commerce, esse é nosso grande diferencial. Além disso, nosso principal negócio, o marketplace, é o shopping virtual mais visitado da América Latina. Segundo a ComScore (dados de abril de 2016), são 25 milhões de visitantes únicos por mês. Oferecemos mais de 2.800 categorias e subcategorias de produtos e contamos com mais 350 lojas oficiais, de grandes marcas, vendendo no marketplace do Brasil (1.250 em toda a América Latina). Atualmente, mais de 3 mil buscas por segundo são realizadas no Mercado Livre e 4,6 produtos são comprados por segundo.
De onde vem a receita do Mercado Livre?
Falando especificamente do marketplace, há três formatos de anúncio para o vendedor escolher: gratuito e sem comissão de venda; há baixa exposição do anúncio na plataforma. Clássico: grátis para anunciar e, após a venda, 10% do valor do produto anunciado é pago ao Mercado Livre; traz média exposição e permite ao vendedor oferecer parcelamento em até 12 vezes com juros. Premium, que é grátis para anunciar e, após a venda, 16% do valor do produto anunciado é pago ao Mercado Livre; tem melhor exposição do anúncio no site e permite ao vendedor oferecer ao seu cliente parcelamento em 12 vezes sem juros.
Quais as principais dicas para quem quer abrir um negócio e obter sucesso? E na área do e-commerce e plataformas digitais?
A principal dica é “assuma riscos”. Faça isso de maneira calculada, claro, mas dê passos. O e-commerce é um setor jovem, sempre em transformação e apresenta muitos desafios. No Brasil, o varejo digital representa apenas 4% de todo o varejo, o que significa que ainda há muito para crescer. Isso é desafiador e também estimulante.