O presidente da companhia, Belmiro Gomes, aponta que o resultado do restante do ano deve ser norteado pela inflação e o consequente desempenho do varejo alimentar
Por Ana Luiza de Carvalho
O Assaí afirma que teve recorde de fluxo em janeiro deste ano no critério mesmas lojas. A companhia realizou sua teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2022.
O presidente da companhia, Belmiro Gomes, aponta que o resultado do restante do ano deve ser norteado pela inflação e o consequente desempenho do varejo alimentar. De acordo com o executivo, as compras no último ano foram afetadas pela escalada da inflação, especialmente no momento da pandemia, o que levou os consumidores de classe C a trocarem alimentos e optarem por embalagens menores para manter as compras dentro do limite mensal de renda.
“No momento de inflação baixa o consumidor tenta comprar marcas melhores, aumentar a cesta e aumentar o mix de compras em várias categorias”, observa.
Gomes destaca ainda que, nas ações promocionais da rede em que os clientes recebiam um vale compra de R$ 100, a maioria absoluta retornava ao interior da loja para comprar mais produtos.
“O desejo do consumidor é voltar para aquele nível de consumo anterior. Tendo oportunidade com preço ou renda nós conseguimos capturar isso.”
Gomes diz ainda que o ano de 2022 foi “extraordinário” para o Assaí. O número de 60 novas lojas no ano passado superou a meta de 52 lojas. Os investimentos somaram R$ 4,5 bilhões no período.
O vice-presidente operacional, Wlamir Anjos, disse que as novas unidades também superaram as estimativas, impulsionadas por um grande fluxo de clientes. “Está acima do que tínhamos planejado para essas lojas, está em uma curva ascendente”, afirmou.
O executivo destacou ainda a estabilidade de margens em relação ao quarto trimestre de 2021, apesar dos custos relacionados às novas lojas.
“A variação é muito pequena independente do esforço para abrir 60 lojas, com os custos operacionais, o que mostra que nós temos conseguido equilibrar vendas, margens e despesas”, disse.
Alavancagem
O Assaí estima que seu nível de alavancagem, medido pela razão entre a dívida líquida e o Ebitda, deve ser de 2 vezes ao final deste ano. Já para 2024, a estimativa é de 1,5 vez.
Gomes afirma que o foco da companhia neste ano é concluir o início de operações das novas lojas. Em razão disso, segundo ele, fusões e aquisições não estão no radar do Assaí a curto prazo.
“Não é a estratégia principal nesse momento, mas acredito que talvez para 2024 ou 2025 seja possível”, afirma o executivo.
Ainda de acordo com Gomes, a escalada da curva de juros futura não deve afetar o atual plano de aberturas de lojas da companhia.
Fonte: Valor Econômico