O Assaí Atacadista, do GPA (Grupo Pão de Açúcar), deverá abrir até dezembro mais oito lojas e fechar 2016 com 13 novas unidades, em 11 Estados. A meta é expandir a sua presença nas regiões Norte e no Nordeste para acelerar o crescimento.
Apenas em construção e equipamento de novos pontos de vendas, sem contar estoques, o investimento estimado neste ano deverá ser de ao menos R$ 455 milhões, segundo o jornal Folha de S. Paulo apurou. Cada nova unidade, com cerca de 13 mil metros quadrados de área, custa entre R$ 35 milhões e R$ 45 milhões. Na próxima quinta-feira (20/10), a rede inaugura a sua centésima loja, em Aracaju.
Segunda maior rede do atacarejo do País, o Assaí deverá faturar este ano cerca de R$ 15 bilhões, segundo estimam analistas. O resultado no último trimestre veio melhor que as projeções. As vendas cresceram 46% em relação ao mesmo período de 2015.
O aumento da presença em outras regiões é importante para o atacado porque quanto mais capilar é a rede, menor o custo e melhor a distribuição dos produtos.
“Temos atendido o pequeno comerciante, pois a indústria não consegue mais entregar nos grandes centros, por restrição de tráfego. E em regiões distantes, a logística também é cara”, diz Belmiro Gomes, presidente do Assaí.
Mesmo antes da crise, já vinha crescendo o atendimento ao consumidor final. O atacarejo tem dois preços. A partir de três a seis unidades compradas, o consumidor já tem direito a pagar o valor de atacado. A rede começou a fazer a conversão de duas lojas do Hiper Extra. “Não é simples, fica cerca de 60% do valor de uma nova.”