Por Redação | O aprimoramento da experiência do cliente é um dos assuntos em alta atualmente. Seguindo essa tendência, o Assaí Atacadista adotou, na loja da Avenida Aricanduva, na capital paulista, um robô nomeado Robôve, com o qual os clientes têm a oportunidade de fazer compras enquanto interagem com o equipamento. A ação faz parte de uma parceria com a Above, marca de cuidados corporais do Grupo Baston, e acontece até o dia 9 de fevereiro.
A máquina está estilizada com a identidade visual da campanha conjunta das marcas, “Acelere sua Sorte com a Baston”. A tecnologia disponibiliza para os clientes informações sobre o portfólio completo de produtos da Above. A interação com o robô é feita por meio de perguntas e respostas. A novidade teve início nas unidades do Assaí Atacadista no Paraná e chegou a São Paulo com o intuito de expandir a divulgação da empresa.
“O que nos encanta é ver a ‘carinha’ dos consumidores quando estão em contato com o robô; a surpresa com a tecnologia e a interação com a marca como consequência”, declara o presidente do Grupo Baston, Gustavo Bacilla.
Com o uso de um mecanismo de aprendizado de máquina, o robô coleta as informações do ambiente, encontrando os objetos e as pessoas distribuídas no espaço para mapear o lugar e se guiar durante a locomoção dos corredores da loja, identificando clientes em potencial para a interação.
“O Assaí é um atacarejo que oferece muitas oportunidades para ações das empresas em nossos pontos de venda. A variedade de sortimento dos produtos e o número de pessoas que frequentam as lojas diariamente permite explorar formatos diferenciados de iniciativas de visibilidade das marcas e a ampliar o alcance delas junto aos consumidores”, explica Marcelo Alves, gerente Comercial do Assaí.
Uso da IA
A Inteligência Artificial (IA) usada na máquina oferece respostas baseadas nos pedidos feitos pelos usuários e gera resultados a partir de interações realizadas em sequência, com o objetivo de desenvolver um diálogo entre o atendente e o consumidor, incentivando-o a conhecer outras áreas e oportunidades da loja, assim alavancando as vendas na unidade.
A equipe de desenvolvedores usou como base uma lista de 30 perguntas e respostas, o que guiou a implementação do mecanismo de aprendizado do robô.
“Essa é uma forma de colocar a tecnologia como uma facilitadora do atendimento ao cliente, porém, de uma maneira criativa e não convencional”, conclui Alves.
Com essa iniciativa, as empresas buscam aumentar a visibilidade do projeto e coletar feedbacks para conhecer melhor o público e aprimorar serviços para futuros projetos em conjunto.
Fonte: Mercado e Consumo