Por Adriana Mattos
O comando da rede de atacarejo Assaí disse nesta terça-feira, em teleconferência relativa à proposta da administração para 2023, que está revisando investimentos e pode reduzir montante ou vender ativos, como lojas próprias, por conta do aumento do custo do capital com a escalada dos juros básicos (Selic).
Dias atrás, rumores surgiram no mercado a respeito da hipótese de a empresa fazer uma oferta primária de ações, e nesta terça-feira, Belmiro Gomes, presidente da empresa, citou essa questão, negando a hipótese de uma oferta, e ressaltando que a companhia tem outros caminhos para obter recursos, sem ir ao mercado e sem precisar aumentar o endividamento.
A ideia de uma oferta de ações foi mal recebida pelo mercado — o papel caiu no dia 22 de março, após conversas da direção com bancos — em parte porque o controlador Casino estava avançando no plano de oferta secundária, já finalizada, e já haveria aumento considerável do volume de papéis em negociação em bolsa.
A companhia vem buscando reduzir níveis de endividamento, e dentro desse contexto — e também pelas maiores pressões com a taxa Selic — entende que o caminho de venda de ativos ou revisão de investimentos faz mais sentido no curto prazo. Mas a direção destaca que a questão ainda está em avaliação no grupo.
“Não há uma discussão de oferta primária neste momento. O que temos é uma discussão, ainda em andamento, sem decisão tomada, de revisão de investimentos orgânicos em 2023 e 2024, para fazer frente ao aumento do custo da dívida”, disse Gomes.
“Pela pressão de juros, e alavancagem maior, é mais fácil uma revisão de investimentos ou venda de ativos de lojas próprias. Falo isso porque há outras cartas na mesa antes de uma primária”, disse o executivo.
Gomes afirmou que há 22 obras de lojas em andamento neste momento, com conversões de unidades que abrigavam o hipermercado Extra em Assaí, e isso está mantido “por enquanto”, afirmou.
“Se formos a uma Selic de 16%, 17% ao ano, aí a empresa vai cortar investimentos, mas hoje a questão ainda está em estudo e pode ter ou não mudanças nos planos de 2023 e 2024”.
Varejistas vêm anunciando iniciativas de proteção de caixa e revisão de investimentos há algumas semanas.
A previsão deste ano do Assaí, a princípio, continua sendo 19 conversões de Extra em Assaí e cerca de 20 inaugurações de lojas novas.
A companhia encerrou o quarto trimestre com uma relação dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, da sigla em inglês) ajustado de 2,19 vezes — um ano antes era de 1,91. O resultado financeiro líquido negativo (despesa maior que receita), que afeta diretamente a última linha do balanço, teve um aumento de 30% no quarto trimestre, reflexo da alta na taxa básica de juros (Selic).
O comando do Assaí ainda disse que teve crescimento no primeiro trimestre de 2023 acima do ritmo de expansão de 2022 — quando a rede cresceu em vendas 21%. E que o volume de vendas de lojas convertidas de Extra em Assaí está 2,2 vezes maior após a mudança — em alimentar é 3,5 vezes superior. “Houve recorde de tráfego de clientes em ‘mesmas lojas’ [mais de 12 meses] e aumento de ‘share’ [fatia de mercado]”, disse. Gomes observou que os preços estão bem mais estáveis em relação a 2022.
A teleconferência ocorreu para tratar de temas relativos à proposta da administração, a ser votada em assembleia geral ordinária e extraordinária da companhia a ser realizada em 27 de abril.
Fonte: Valor Econômico