Por Rennan Setti | Os shoppings brasileiros ganharam novas lojas de 1.254 marcas no segundo trimestre do ano, um salto de 9,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Abrasce, associação do setor.
Confirmando o vigor dos restaurantes nesse filão, o segmento de alimentação e bebidas foi o que mais cresceu (26%), com aberturas de lojas de 319 marcas diferentes. Em seguida, aparece o setor de vestuário (18%), com 229 marcas distintas, destacando-se no trimestre lojas como Loungerie, Youcom, Hering e Carter’s.
Na sequência, vêm as categorias de perfumaria e cosméticos (7%), artigos para o lar, decoração e presentes (6%) e calçados (5%).
As dez marcas que mais inauguraram lojas em shoppings no segundo trimestre foram, por ordem: Natura (perfumaria), que se destaca no ranking há anos; Vivara / Life by Vivara (joalheria); Fini (balas); Milky Moo (sobremesas); Box Mania (entretenimento); MBOX (entretenimento); Bagaggio (artigos de viagem); Gelato Borelli (sorveteria); Ice Cream Roll (sorveteria); e, por fim, Touti Cosmetics (cosméticos).
Segundo o levantamento, as marcas relativamente novas que ganharam destaque neste trimestre foram Casa Bauducco, Crepefy (ambas de alimentação), Gigante da Colina (loja de artigos do Vasco), GrandVision by Fototica e Qóculos (duas óticas).
Fonte: O Globo