Marca já figura entre os maiores marketplaces do país, inclusive foi o aplicativo de e-commerce mais baixado no segundo trimestre, segundo pesquisa
Por Redação
A Shopee desembarcou há cerca de três anos no Brasil e já figura entre os maiores marketplaces do país, inclusive foi o aplicativo de e-commerce mais baixado no segundo trimestre, segundo a pesquisa State of Mobile 2022 produzida pela data.ai, parceira da Similarweb.
Nem todos os sites de comércio eletrônico têm condições de investir para ter o crescimento meteórico do marketplace de Singapura, mas algumas estratégias utilizadas pela companhia podem servir de inspiração.
No Digitalks Expo, Debora Urbach, Sales Lead Latam da SHAREit, que presta serviço para a Shopee, revelou o segredo do sucesso deste fenômeno para ganhar mercado em terras brasileiras.
Aposte na gamificação
Mesmo já sendo uma empresa consolidada no sudeste asiático, a Shopee pesquisou o que fazia sucesso no Brasil e percebeu que o público brasileiro gosta de joguinhos.
“A Shopee viu que a combinação de jogos e promoções podia funcionar, dando descontos e cupons como recompensas. Desta forma, uma das estratégias foi combinar produtos com games”, conta Urbach.
Preços competitivos
Como o mercado estava abastecido por marcas que os brasileiros conheciam e confiavam, uma das apostas do marketplace foi praticar preços competitivos.
Cupons e promoções
Outra aposta foi o uso de cupons e promoções especiais. “É uma forma de o cliente ver vantagem comprando aquele produto, ainda mais se for um que ele já estava procurando”, diz a especialista.
Adaptação à cultura local
Urbach ressalta a importância de conhecer a cultura local do mercado em que se quer vender. No caso do Brasil, que tem dimensões continentais, a comunicação da marca precisa ser localizada. “Tem que entender como os negócios funcionam naquela região, além disso, a Shopee vende produtos de vendedores locais.
Fonte: E-Commerce Brasil