A Arezzo&Co, dona das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman e Fiever, encerrou 2016 com crescimento de 10,6% na receita líquida, para R$ 1,2 bilhão, e queda de 2,9% no lucro líquido, para R$ 116,1 milhões. Apesar do aumento nas vendas, o resultado final foi afetado pelo aumento nas despesas operacionais, principalmente com abertura de lojas e comércio eletrônico no Brasil e lojas físicas nos Estados Unidos.
Para 2017, a Arezzo tem como foco central o fortalecimento da operação de lojas próprias nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que desenvolve internamente uma nova marca, com lançamento previsto para daqui a 12 meses.
“O ano de 2016 foi importante para o avanço nos Estados Unidos, com abertura de lojas da Schutz e ingresso da marca junto a uma renomada loja de departamentos [ Nordstrom ]. A estratégia em 2017 é ter uma loja em ponto de alto fluxo, pode ser em Los Angeles ou outra praça. As atuais estão perto do equilíbrio financeiro, mas queremos uma que traga margem sustentável para fazer a expansão”, afirmou Alexandre Birman, presidente da Arezzo, durante teleconferência para investidores.
Além da loja em um shopping center de grande circulação, a companhia pretende abrir uma loja temporária em Nova York.
A Arezzo também começa neste mês uma pesquisa de mercado para avaliar nichos para o lançamento de uma marca. O processo vai durar em torno de três meses, segundo Birman. “A Fiever levou nove meses para ser criada e já nasceu com uma curva de resultados melhor do que as outras marcas. Vamos aprofundar os estudos para desenvolver uma marca com DNA claro e bons resultados de vendas já no início”, afirmou o executivo.
Birman acrescentou que vê espaço em nichos de mercado, como óculos, bijuterias e acessórios em couro, como cintos e carteiras.
O presidente da companhia também afirmou que vê com bons olhos as perspectivas para 2017. Ele destacou que a Arezzo apresentou crescimento importante nas lojas de franquias e nas redes multimarcas no quarto trimestre, com avanços de 26,7% e 20,9%, respectivamente, em comparação com o quarto trimestre de 2015.
O crescimento, disse Birman, foi reflexo de escolha mais acertada das coleções, da conquista de novos clientes e do aumento de vendas de marcas diferentes nas mesmas lojas multimarcas. Birman destacou o desempenho da Anacapri, que registrou um aumento de 70% nas vendas para canais multimarcas, e da Schutz, que aumentou 36,5% no período nas redes multimarcas. No quarto trimestre, as vendas totais para multimarcas avançaram 26,7%, para R$ 60,8 milhões. No ano, houve retração de 0,5%, para R$ 303,7 milhões.
As vendas para redes de franquia cresceram 7,5% em 2016, para R$ 666,3 milhões. A receita bruta com lojas próprias aumentou 3,4%, para R$ 301,3 milhões, e as vendas nos sites de comércio eletrônico cresceram 57,2%, chegando a R$ 108,1 milhões.
Segundo o executivo, a Arezzo obteve um “aumento forte de vendas” na Couromoda e também na Francal. As duas feiras servem como termômetro de vendas para o setor de calçados. “Vemos oportunidade de crescimento e ganho de participação de mercado ao longo de 2017”, afirmou.
Fonte: Valor Econômico