A Arezzo fez avanços em seu projeto de expansão nos Estados Unidos. Depois de abrir a segunda loja da marca Schutz em Los Angeles, em abril, a companhia fechou um acordo com a varejista Nordstrom para a venda de seus produtos em dez lojas no mercado americano.
“Nos Estados Unidos, fechamos a primeira parceria com uma rede de varejo. Para 2017, o plano é abrir a terceira loja própria, em um shopping center para classe média, com alto fluxo de visitantes”, afirmou Alexandre Birman, presidente da Arezzo. As primeiras encomendas para a rede Nordstrom, segundo o executivo, são pequenas, com valores entre US$ 600 mil e US$ 800 mil. “No começo serão volumes pequenos, mas vão ajudar a testar o potencial de vendas na rede”, disse o executivo.
Birman disse que a Arezzo tentou crescer em vendas nos Estados Unidos de forma agressiva no passado, por meio de acordos com grandes redes varejistas. Mas os contratos acabaram trazendo prejuízo para a companhia. Desta vez, a Arezzo optou por fazer acordo com uma rede de porte médio, mas com bom desempenho em venda de calçados com preços acima de US$ 100 o par.
Birman disse que atingiu até agora os objetivos traçados para a operação americana e vê forte potencial de expansão. No terceiro trimestre, as vendas da Arezzo no mercado externo, incluindo também as operações próprias nos Estados Unidos, recuaram 4,7%, chegando a para R$ 426,5 milhões. Excluindo o efeito da variação cambial, houve crescimento na operação internacional de 4,1%.
No Brasil, a companhia dará continuidade ao plano de repasse de lojas próprias para franqueados, iniciado em 2014. Nos próximos 24 meses, das 45 lojas próprias existentes atualmente, 10 devem virar franquias. Ao mesmo tempo, a companhia planeja abrir lojas próprias em regiões onde ainda precisa desenvolver a marca. Em 18 meses a companhia deve abrir três lojas da Fiever e duas lojas da marca Alexandre Birman. Até 2018, o total de lojas próprias passará de 45 para 40.