Companhia viu vendas nas mesmas lojas caírem, mas conseguiu segurar resultados com mercado externo
A Arezzo & Co, detentora das marcas Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri e Fiever, conseguiu fechar 2015 com alta de 6,1% no lucro líquido, que totalizou R$ 119,663 milhões no ano passado.
“Frente ao cenário desafiador de crescimento, a estratégia multimarca e multicanal da Companhia mais uma vez se provou resiliente, viabilizando aumento de 5,6% da receita bruta com destaque para o mercado externo, para o canal web commerce e para a marca Anacapri que tiveram aumento da receita de 67,4%, 56,9% e 29,9%, respectivamente”, comentou a companhia em relatório de resultados. Bom lembrar que a companhia atua com canais próprios, franquias, multimarcas, além de exportar seus sapatos – fato que contribuiu para os resultados.
O mercado interno também ajudou a alavancar os resultados da empresa, pois registrou crescimento de 2% no faturamento – muito por conta da abertura de 29 lojas, oito ampliações e 15 reformas. Contudo, as vendas em mesmas lojas – aquelas abertas há mais de um ano – apresentaram uma queda de 2,7%.
No ano passado, a companhia fez o roll-out da marca Anacapri no canal de franquias com abertura de 20 lojas, a extensão da plataforma omnicanal para Arezzo e Anacapri, além de investir na maior diversificação de categorias com aumento da participação no segmento de bolsas.
Para a companhia, o lançamento da loja online da Arezzo foi um “marco”. Segundo a empresa, as ferramentas da plataforma alavancam as vendas das lojas físicas de diversas formas. Uma dessas alavancas é a notificacão “Avise-me quando chegar”, ferramenta que disponibiliza às lojas físicas a informação de intenção de compra das consumidoras, aumentando a conversão nesse canal. No ano passado, foram realizadas mais de 24 mil notificações.
A empresa também investiu na internacionalização, com operação piloto nos EUA e com o lançamento da nova marca Fiever. “A Companhia também busca o ganho por produtividade, e mesmo em momentos desfavoráveis mantém o nível de despesa em patamares históricos”, afirmou a empresa.
A marca Arezzo encerrou o ano com 102 lojas e continuará com a renovação das unidades da rede. Com a marca Schutz, a companhia continua solidificando seu posicionamento. O canal online da marca faturou R$ 54 milhões, aumento de 23,2% frente 2014.
A marca Anacapri continua em ritmo de expansão e já representa 7,1% do faturamento da Companhia no mercado interno. O lançamento da loja online em março, a evolução da estratégia de comunicação e a gestão integrada do canal multimarca resultaram no crescimento da marca em 29,9% em 2015.
A companhia encerrou 2015 com 537 lojas monomarca no Brasil e seis no exterior, sendo no Brasil 382 da marca Arezzo, 78 da marca Schutz, 74 da marca Anacapri, duas da marca Alexandre Birman e uma da marca Fiever.
O canal multimarca da empresa tem perdido cada vez mais representatividade. No quartro trimestre do ano passado, as quatro marcas do grupo passaram a ser distribuídas através de 2.190 lojas, redução de 0,4% ante o mesmo trimestre do ano anterior.