A Arezzo & Co., dona das marcas Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri e Fiever, informou em teleconferência para analistas de mercado que espera melhorar o desempenho de vendas no varejo multimarcas neste segundo semestre. Nos primeiros seis meses do ano, as vendas da Arezzo para redes multimarcas apresentaram queda de 12,2%, chegando a uma receita bruta de R$ 135,7 milhões. As vendas como um todo subiram 6,6% no período, para R$ 708,1 milhões.
“O desempenho do varejo multimarcas foi mais desafiador, houve queda na confiança desses lojistas e consequente redução das encomendas. Atualmente, trabalhamos para fazer novos clientes e melhorar as vendas de produtos para clientes varejistas que já compram alguns de nossas marcas”, afirmou Thiago Borges, diretor financeiro e de relações com investidores da Arezzo & Co.
Alexandre Birman, presidente da companhia, acrescentou que as vendas para as redes multimarcas também foram afetadas pela abertura de lojas monomarca em cidades onde a Arezzo ainda não atuava com unidades de franquia. “Também houve uma redução no número de pontos de venda de varejistas multimarcas em relação ao ano passado”, afirmou Birman.
Marca Fiever
O executivo informou ainda que a Arezzo lançou a marca Fiever — de calçados casuais para o público jovem — para lojistas multimarcas em julho, na Francal. “Já fechamos encomendas para 140 pontos de venda, que começam a ser entregues em agosto. De largada já geramos R$ 2 milhões de receita com essa iniciativa”, afirmou Birman.
Resultado
Birman afirmou que espera melhora no desempenho da companhia na segunda metade do ano, com expansão mais significativa no quarto trimestre.
“O resultado do segundo trimestre nos deu a confiança de que estamos no caminho certo. Nossas marcas têm atraído mais os consumidores. Tivemos menos produtos em liquidação e aumento da margem bruta. Esperamos no segundo semestre um resultado melhor. O terceiro trimestre ainda será fraco, mas vai evoluir mais no quarto trimestre”, afirmou Birman.
O executivo acrescentou que as vendas de calçados e bolsas para as lojas para o terceiro trimestre do ano já foram concluídas e apresentou um bom volume de vendas. Para o quarto trimestre, o volume é mais forte. Só o Natal, segundo Birman, gera um volume de vendas superior a 2,2 vezes o volume de um mês normal de vendas.
“Vejo com boas perspectivas o ano. As lojas monomarcas, incluindo próprias, franquias e os sites de comércio eletrônico, são uma grande avenida de crescimento para o nosso negócio. A categoria de bolsas apresenta espaço contínuo pra crescimento. E nos dá confiança para testar novas categorias adjacentes ao negócio de calçados”, afirmou o executivo.
Birman disse ainda que a expansão de negócios não deve envolver aquisições. “O nosso time avalia todo o tempo oportunidades de aquisição, mas não enxergamos neste momento oportunidade de aquisição que tenha potencial de ganhos com baixo risco para a nossa operação”, disse.