A Drogaria Araújo diminuiu em 50% o tempo gasto em apuração de informações para auditorias com tecnologia SoftExpert. Com 113 anos, a empresa tem sede em Belo Horizonte e conta com 300 lojas em 27 cidades do estado de Minas Gerais.
O plano de expansão da Drogaria Araújo previa a abertura de 20 novas lojas a cada seis meses. Sendo assim, identificou-se a necessidade de um processo de auditoria mais ágil e focado, com maior controle e acompanhamento das melhorias e ações propostas para as áreas da empresa.
Segundo Juliana de Oliveira Costa, coordenadora de Auditoria da varejista, “juntando o tempo de apuração in loco e envio do relatório, eram gastos em média 14 horas. Após as parametrizações realizadas com auxílio da tecnologia da SoftExpert, gastamos em média sete horas em todo o processo. Realizamos, no mínimo, cerca de duas auditorias em cada loja por ano, registrando cerca de 580 não conformidade/mês e elaborando em média 70 planos de ação”, revela Juliana.
O SoftExpert Suite facilitou a construção de painéis personalizados que trouxeram ganhos de produtividade na execução das auditorias e melhor gestão dos planos de ações, bem como a gestão das não conformidades. O material oriundo das apurações é utilizado como ferramenta de melhoria e fomenta a gestão de risco pelas áreas envolvidas da empresa.
‘Com a solução da SoftExpert, além do aumento da agilidade na realização da apuração in loco e da redução no tempo de entrega dos relatórios para os responsáveis das áreas, conseguimos contar com uma elaboração do plano de ação no sistema dando visibilidade de prazo e andamento das ações para os envolvidos. Hoje conseguimos acompanhar resultados, tratativas propostas, cumprimento de prazos pelas lideranças das áreas auditadas e, principalmente, a implantação das ações para solução de não conformidades”, avalia Juliana.
Fonte: FIAP