A varejista de moda masculina Aramis acelerou a abertura de lojas neste ano, aproveitando os preços favoráveis de imóveis comerciais, e prepara-se para colocar no ar um serviço de comércio eletrônico integrado com as lojas físicas. As ações têm por objetivo preparar a companhia para obter um crescimento mais expressivo quando a economia brasileira se recuperar.
“A crise foi maior que o imaginado. A expectativa, após o impeachment da Dilma Rousseff, era que haveria alguma recuperação em 2017 e crescimento do PIB em 2018. Mas, até agora, todas as reformas necessárias para melhorar o ambiente econômico estão paradas. Este ano tende a ser difícil também”, afirmou Richard Stad, presidente da Aramis.
Desde o início da recessão, disse Stad, a empresa optou por manter a qualidade de suas peças para atrair consumidores de marcas internacionais que passaram a fazer mais compras no Brasil. A companhia ampliou a receita média em 16% ao ano em 2014 e 2016.
O mercado de moda masculina, conforme a consultoria Iemi Inteligência de Mercado, ficou estável em 2016 em receita nominal, chegando a R$ 38,3 bilhões. Para este ano, a previsão é que cresça 6,2%. A Aramis registrou este ano, até agora, alta de 25% em vendas e de 14% nas vendas em mesmas lojas (unidades abertas há mais de 12 meses). A meta fixada pela companhia para o ano é crescer 15% em receita e 10% nas vendas em mesmas lojas.
A companhia não divulga resultados financeiros. Analistas do setor estimam que a receita da Aramis no ano passado foi de aproximadamente R$ 250 milhões.
A Aramis abriu oito lojas em 2016 e prevê abrir 14 neste ano, chegando a 81 unidades, sendo 48 próprias e 33 franquias. Das 14 unidades previstas, oito são próprias e seis são franquias. Desse total, 12 já estão em fase de construção ou perto de abrir as portas.
O plano prevê a abertura de lojas próprias nas capitais e franquia em cidades do interior. A empresa também vende para 600 redes multimarcas em cidades de pequeno porte. A Aramis investiu em softwares para fazer a reposição automática de peças nas lojas e permitir a transferência de estoques entre elas. Nas próximas semanas, colocará no ar um site de comércio eletrônico que vai operar de forma integrada com as lojas físicas, aproveitando a estrutura de tecnologia renovada.
A Aramis tem como principais concorrentes as redes VR, da holding Inbrands; Crawford, do grupo Valdac (dono também da Siberian); e Brooksfield.
Fundada em 1995 pelo empresário Henri Stad, a Aramis tem como sócios a família fundadora, com 52,2% de participação, e o fundo de private equity 2bCapital, do Bradesco, com 47,8%.
Fonte: Valor Econômico