Um dos grandes desafios que o profissional de visual merchandising enfrenta para cumprir seu objetivo de tornar a loja e a vitrine mais atraente e vendedora, é conseguir mostrar para o lojista o resultado que deseja alcançar. De fato, nem todos tem a capacidade de imaginar o resultado final. No varejo de moda, o impacto visual é extremamente significativo. A vitrine não só é responsável por gerar até 80% das vendas, como pode ser a culpada por repelir 20% dos seus clientes potenciais. (Fonte IEMI). Em destaque, encontram-se os manequins. Conforme dados do NPD Group, tradicional empresa de pesquisa americana, essa ferramenta de exposição é o segundo maior fator de convencimento dos clientes, influenciando em 42% das decisões de compra.
Sempre inovando neste segmento, a Expor Manequins, empresa multinacional de origem brasileira com 50 anos de atividade e líder no mercado Latino-americano, fez uma parceria com a startup Real2U, especialistas na produção de projetos em realidade aumentada, para lançar seu app de RA para venda de manequins.
“Não consigo imaginar como estes manequins vão ficar na minha loja”, “E se fossem em outra cor, como será que ficariam?” Cansado de ouvir estas frases, o CEO da Expor Manequins, Marcos Andrade logo pensou que este APP – VM4U – Visual Merchandising para Você – seria uma excelente solução para permitir a visualização do cenário final. “Desde a primeira prova de conceito do APP, todos se encantaram com o realismo do resultado e forma fácil e intuitiva de construir o visual da loja. É fim da adivinhação de como vai ficar, você testa diferentes cenários, fotografa e escolhe como vai querer sua loja ou vitrine.” A inusitada parceria entre uma empresa cinquentenária e uma startup surgiu de um encontro social casual. Discutindo os usos da tecnologia, apareceu a necessidade e a solução.
“Logo percebemos uma oportunidade de uso da tecnologia para resolver este problema. Sabemos do poder da realidade aumentada em transformar a experiência de venda,” diz Caio Jahara, CEO da Real2U.
Fonte: Agência 1927