Por Pedro Machado | O GTOP, grupo que opera as marcas de supermercados Top e Preceiro Atacadista em Santa Catarina, projeta investimentos de mais de R$ 120 milhões nos próximos dois anos. Ainda em 2024, ano em que a empresa espera superar R$ 1 bilhão em faturamento, estão previstos um novo Preceiro em Camboriú e a reinauguração de um Top em Lontras – casos em que os aportes serão superiores a R$ 30 milhões.
Na conta destes R$ 120 milhões estão cinco novas inaugurações – as mais recentes incluíram um Top em Barra Velha e um Preceiro em Rodeio – e reformas e melhorias em pontos já existentes, como o grupo fez em lojas de Blumenau, Gaspar e Navegantes. Só nos últimos meses, segundo a companhia, foram destinados mais de R$ 50 milhões para modernização e abertura de unidades. O “portfólio” atual soma 35 mil metros quadrados de área de vendas e mais de 2 mil funcionários.
A companhia vive nova fase após uma “fusão interna” das empresas que operavam as duas bandeiras supermercadistas. Esse movimento, consolidado em setembro, unificou a administração de 27 lojas.
O grupo atuava desde 1997 como uma rede associativista. Neste modelo, que reuniu pequenas empresas do setor no Vale do Itajaí que miravam ganhar escala, as lojas tinham gestão administrativa e financeira independentes, mas compartilhavam áreas comuns do negócio supermercadista, como compras, distribuição, marketing, recursos humanos, sistemas e contabilidade.
Doze das 27 lojas já eram tocadas por uma diretoria executiva única, cujos acionistas pertenciam a quatro famílias. As demais 15 unidades eram lideradas individualmente pelos seus respectivos proprietários. Estes, agora, estão debaixo de uma mesma governança e passaram a ter uma participação acionária proporcional em holdings que administram todas as operações.
— A gente já trabalhava como se fosse uma empresa só. Fizemos um M&A entre nós — resume Paulo Cesar Lopes, presidente do GTOP.
Segundo o executivo, a transação se limitou a troca de ações e não envolveu dinheiro. Lopes também antecipa que, no futuro, o grupo deve se tornar uma sociedade anônima (SA).
Com a fusão das operações, o GTOP projeta ganhos de eficiência e governança no negócio como um todo, além de uma maior padronização de processos internos. Esta nova governança inclui ainda a criação de um conselho de administração com representantes das famílias acionistas e três conselheiros independentes, que serão anunciados até o final do ano.
As maiores redes de supermercados de SC
Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
Mercado de Alimentos Campos – Posição no ranking nacional em 2023: 200º (190º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 262,5 milhões (Foto: Divulgação)
Grupo Pereira (Fort Atacadista e Comper) – Posição no ranking nacional em 2023: 7º (7º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 13,2 bilhões (Foto: Divulgação)
Grupo Koch (Komprão e Super Koch) – Posição no ranking nacional em 2023: 10º (13º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 8 bilhões (Foto: Luiz Junior, Divulgação)
Giassi (Giassi e Combo Atacadista) – Posição no ranking nacional em 2023: 29º (27º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 3,75 bilhões (Foto: Divulgação)
Angeloni (Angeloni e Super A) – Posição no ranking nacional em 2023: 30º (28º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 3,51 bilhões (Foto: Divulgação)
Mundial Mix (Brasil Atacadista e Imperatriz) – Posição no ranking nacional em 2023: 36º (32º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 2,63 bilhões (Foto: Gustavo Amorim, DudunaFesta, Divulgação)
Passarela (Passarela e Via Atacadista) – Posição no ranking nacional em 2023: 45º (50º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 1,91 bilhão (Foto: Divulgação)
Grupo Top (Top e Preceiro) – Posição no ranking nacional em 2023: 85º (75º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 882 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Archer – Posição no ranking nacional em 2023: 92º (81º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 825 milhões (Foto: Divulgação)
Superviza Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 105º (119º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 679 milhões (Foto: Divulgação)
Hipermais Atacado (RWR Logística e Distribuição) – Posição no ranking nacional em 2023: 110º (95º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 616 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Carol – Posição no ranking nacional em 2023: 148º (133º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 393,4 milhões (Foto: Divulgação)
Althoff Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 153º (135º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 370,7 milhões (Foto: Divulgação)
Hiper Select Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 161º. Faturamento em 2023: R$ 348,5 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Manentti – Posição no ranking nacional em 2023: 167º (149º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 333,7 milhões (Foto: Divulgação)
Unibox – Posição no ranking nacional em 2023: 169º (172º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 318,1 milhões (Foto: Divulgação)
Supermercados Nardelli – Posição no ranking nacional em 2023: 173º (162º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 307 milhões (Foto: Divulgação)
Rancho Bom Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 185º (150º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 290,8 milhões (Foto: Divulgação)
Brasão Supermercados – Posição no ranking nacional em 2023: 186º (154º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 289 milhões (Foto: Divulgação)
Comercial Celeiro – Posição no ranking nacional em 2023: 189º (159º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 283,5 milhões (Foto: Divulgação)
Mercado de Alimentos Campos – Posição no ranking nacional em 2023: 200º (190º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 262,5 milhões (Foto: Divulgação)
Grupo Pereira (Fort Atacadista e Comper) – Posição no ranking nacional em 2023: 7º (7º em 2022). Faturamento em 2023: R$ 13,2 bilhões (Foto: Divulgação)
Fonte: NSC Total