Não foram poucas as pessoas que acusaram a rede de falsa propaganda por causa de uma denúncia na rede social
Anos atrás, um australiano publicou uma foto na página do Facebook do Subway e, hoje, a rede de lanches está fazendo uma grande mudança em todos os seus sanduíches. A foto, no caso, mostrava um sanduíche da rede de acompanhado de uma régua que apontava 27 centímetros de lanche, ao invés dos 30 cm prometidos. A legenda era “Subway, por favor responda”.
Como conta o Entrepreneur, em apenas alguns dias a foto se tornou viral na internet, com diversas pessoas acusando a empresa de propaganda falsa. A resposta do Subway foi de afirmar, a princípio, de que o sanduíche era uma “anomalia”. Assim como as outras milhares de fotos que começaram a pipocar na internet, inclusive a brasileira, que ilustra nossa matéria.
“Nós vimos a foto ao qual você se referiu como um sanduíche do Subway e ele não corresponde aos nossos padrões”, disse um porta-voz da empresa ao Huffington Post na época. “Nós sempre nos esforçamos para que nossos consumidores tenham a melhor experiência possível, e acreditamos que esse foi um caso isolado em que os procedimentos de preparação do pão, infelizmente, não foram seguidos”.
Apenas alguns dias depois, o Subway Austrália respondeu via Facebook que o nome “footlong” não deve ser um parâmetro de comprimento.
Processos
Como a resposta da empresa acabou não agradando os consumidores insatisfeitos, processos contra o Subway, alegando falsa publicidade, começaram a ser feitos. Todos esses processos acabaram sendo combinados em uma ação judicial de classe contra a rede.
Dois anos após o processo, o Subway concordou em encerrar o caso, aumentando o tamanho de seus sanduíches. Como parte do acordo de liquidação, as franquias do Subway vão começar a medir o pão que servem para garantir que tenham ou 30 cm ou 15 cm no mínimo, como promete a rede.
Além disso, o Subway vai reorganizar os materiais de treinamento e protocolos de franquia, garantindo que o problema não se repita.