Na última quinta-feira, 4 de fevereiro, foi instalada a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado de Varejo e E-Commerce (FREVEC), presidida pelo deputado federal Christino Áureo (PP-RJ). O objetivo é zelar pelo ambiente de negócios do país, estimular uma retomada econômica no pós-crise e, ao mesmo tempo, defender a modernização de legislações para contemplar o avanço das ferramentas tecnológicas na jornada de consumo.
“Não poderíamos prever, quando fizemos a proposta de criação da Frente, que seria tão representativa pelo momento que estamos vivendo. Ela congrega todo o ambiente de e-commerce e trata do varejo. Lida com setores que estão fortemente afetados pela pandemia. É um momento de muito desafio para a sobrevivência dos negócios, especialmente dos pequenos. Por outro lado, o comércio digital, como plataforma, tem crescido muito. Várias empresas têm sobrevivido porque criam espaço para a inovação”, afirmou Áureo, em comunicado enviado à imprensa.
De acordo com estudos da consultoria Ebit/Nielsen, o e-commerce brasileiro deve atingir a marca de R$ 110 bilhões, e um aumento de 16% no número de pedidos, o que corresponde a 225 milhões de encomendas. As categorias mais representativas são Alimentos e Bebidas, Arte e Antiguidade, Artigos para Bebês, Casa e Decoração e Construção.
O parlamentar destaca a importância e urgência de que as pequenas empresas repensem o próprio modelo de negócio para se adequarem às novas exigências do consumidor.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é apoiadora da criação da FREVEC. O faturamento anual do setor, de cerca de R$ 186 bilhões, representa cerca de 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB). A entidade calcula que as cerca de 3 mil redes existentes no Brasil empreguem diretamente 1,3 milhão de pessoas e 5 milhões de maneira indireta.
“A criação da Frente Parlamentar é um dia histórico para o franchising brasileiro. Precisamos melhorar o ambiente de negócios e de medidas emergências para atravessar a pandemia com menos sobressaltos e mantendo renda e empregos. Estou seguro de que ela nos ajudará em tornar realidade essas medidas”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
Além da aprovação do estatuto, foram definidos os membros da diretoria da FREVEC: Lucas Vergílio, vice-presidente Região Centro-Oeste; Pedro Cunha Lima, vice-presidente Região Nordeste; Celso Sabino, vice-presidente Região Norte; Arnaldo Jardim, vice-presidente Região Sudeste; Rubens Bueno, vice-presidente Região Sul; Ângela Amin, diretora de Comércio Exterior; Jerônimo Goergen, diretor de Fomento e Crédito; Vinicius Farah, diretor de Integração Setorial; Pinheirinho, diretor de Logística e Infraestrutura; Marcelo Aro, diretor de Políticas de Inclusão; Pedro Westphalen, diretor de Seguridade e Saúde e Kim Kataguiri, diretor de Tecnologia e Inovação.
Fonte: PEGN