Seja pelo desânimo, o cansaço em ficar em casa ou por necessidade, a terceira edição da pesquisa Coronavírus e seu Impacto no Brasil, realizada no mês de julho pela Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, revelou que uma em cada três pessoas já foi às compras no comércio de rua ou retomou a rotina de visita aos familiares, por exemplo.
O estudo realizado por meio de questionários online, com 1.090 respostas recebidas de todas as regiões do Brasil, no período de 16 a 21 de julho, procurou focar no sentimento geral da população em relação ao momento atual e à retomada das atividades de lazer.
No caso dos shoppings e restaurantes, cerca de 20% a 25% dos entrevistados estão convencidos a frequentá-los novamente.
Para Gabriela Prado, diretora da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, alguns dos principais motivos que estão levando 37% das pessoas a rever os seus familiares e voltar a comprar nas lojas de rua estão ligados ao longo prazo de quarentena que se estendeu além do esperado, além do relaxamento na preocupação com os riscos de contágio do coronavírus.
“É comum haver uma banalização da preocupação com os riscos de contaminação. A população começa a ter uma falsa impressão que estão mais protegidas e este fenômeno ainda é potencializado por dois outros fatores que estimulam esse sentimento de uma ilusória segurança: a obrigação do uso da máscara por todos, em todos os lugares, que é muito importante mas sabemos que não é uma proteção total, e a flexibilização das regras, que acabaram permitindo o funcionamento de lojas e restaurantes, uma informação que muita gente interpreta como uma autorização para frequentar estes lugares”, esclarece.
Nestes quesitos, o levantamento revelou inclusive que os bares e academias ainda contam com menos de 10% da presença do público ouvido. A maior parte das pessoas (cerca de 70%) diz que ainda não foi a lugares assim porque não teve vontade ou confiança, e não por alguma imposição restritiva em suas cidades.
Em termos de consumo, a pandemia despertou em mais de uma, em cada três pessoas (o equivalente a 38%), o mau hábito de comer açúcar em excesso ou de maneira desregrada. E 20% delas também estão consumindo mais álcool.
Quanto aos planos futuros, depois que a pandemia passar, 70% planejam viajar e 58% querem reencontrar os amigos e familiares.
Curiosidades desta pandemia
– O abrandamento das medidas de isolamento não conta com a aprovação de 57% das pessoas. Elas acham que as medidas deveriam ser mais rigorosas em suas cidades;
– O sentimento geral (73%) ainda é de desânimo com o atual estágio da crise, mas também há uma esperança para 44% das pessoas de que as coisas vão melhorar;
– Avaliando as próprias vidas, os respondentes declararam que alguns dos maiores impactos negativos da pandemia foram a perda do lazer, o desequilíbrio emocional e a limitação das atividades físicas;
– Por outro lado, a pandemia trouxe legados positivos como: mais tempo com a família e o engajamento em ações solidárias foram os itens que mais se destacaram.
Fonte: SuperVarejo