Desde a aquisição bilionária do Whole Foods, gigante do e-commerce vem derrapando na estratégia de supermercados e mercearias
Por Manuela Tecchio
Passados os percalços da pandemia, Andy Jassy quer apostar pesado na rede física de supermercados e conveniência da Amazon. Desde a aquisição bilionária do Whole Foods, em 2017, a estratégia vem derrapando. O faturamento das lojas físicas, incluindo o lançamento da rede Fresh, cresceu apenas 10% e ainda representa cerca de 3,5% do negócio da companhia fundada por Jeff Bezos.
Ao Financial Times, o CEO afirmou que quer pelo menos dobrar a operação de mercearias. “Precisamos lembrar que muitas dessas unidades inauguraram bem no meio da pandemia, portanto não tivemos uma situação de normalidade. Estamos experimentando o estoque, modelos de checkout, sortimento, preços. Estou animado porque sei que o projeto é promissor”, disse Jassy. “Temos a tradição de testar muito e rápido. E então, quando encontramos um modelo de que gostamos, dobramos a aposta, que é o que pretendemos fazer.”1 de 1 Amazon, donaa do Whole Foods, quer avançar ainda mais em mercearia — Foto: Georg Beyer/Divulgação
Amazon, donaa do Whole Foods, quer avançar ainda mais em mercearia — Foto: Georg Beyer/Divulgação
Até agora, o plano de abrir 200 lojas Fresh não rendeu mais que algumas dúzias de mercados abertos com produtos frescos e in natura. Em parte, o modelo não ganhou muita tração devido à cobrança de uma taxa extra de entrega, de US$ 9,95, para pedidos abaixo de US$ 50, mesmo para assinantes do Prime. No mês passado, a companhia anunciou que haveria também uma taxa, de US$ 3,95, para pedidos de até US$ 150. O CEO diz estar otimista com o negócio, mas reconheceu que “as pessoas querem tocar e sentir” a comida antes de comprar.
Quando anunciou a compra da Whole Foods e a ambição de crescer no setor de entregas de supermercado, a Amazon assustou outros concorrentes do ramo. O Walmart chegou a desenvolver um projeto para competir em preço nas categorias que dominava. Avaliado em US$ 1,6 trilhão nos Estados Unidos, o segmento segue sem grandes rupturas, no entanto.
Era um projeto ambicioso de Bezos que, quando deixou a cadeira de CEO em 2021, transferiu a Jassy a missão de fortalecer a vertical e disse que se manteria engajado pessoalmente no projeto após todo o investimento. O adiamento de planos de expansão mais agressivos nessa vertical causou um prejuízo de US$ 720 milhões no último trimestre de 2022, já que algumas lojas Fresh tiveram que ser fechadas e novas inaugurações foram interrompidas (ajuste que o CEO também põe na conta da pandemia).
Conhecida por sua agilidade, escala e inovação, a Amazon ainda tenta encontrar o modelo ideal no universo de tijolo. Uma outra tentativa de rede, a 4-Star (que vendia produtos avaliados com quatro mais estrelas na plataforma) foi descontinuada.
Fonte: Valor Econômico