Estratégia, com retorno de 40% em vendas, é pioneira no setor de shopping centers; foi usada durante a Black Friday e o Natal do ano passado e será repetida nas principais datas de 2016
Cerca de três mil potenciais consumidores que circularam durante o Natal no Shopping Nova América, no Botafogo Praia Shopping (RJ) e no Conjunto Nacional Brasília (DF) foram impactados com cupons online de promoções e descontos personalizados.
A solução desenvolvida pela CI&T, especialista global de soluções digitais, a pedido da Ancar Ivanhoe, administradora dos shoppings, permitiu que os usuários recebessem por SMS promoções exclusivas geradas a partir do perfil cadastrado no WiFi e geolocalização ao conectar à internet dos empreendimentos da rede.
O projeto piloto de mobile marketing, pioneiro no setor, obteve taxa de conversão em vendas de 40%.
Para a Ancar Ivanhoe, o objetivo é atingir a geração de Millennials – com idade entre 26 e 39 anos – com uma estratégia direcionada para este público que cresceu em um mundo digitalizado, onde a internet e os smartphones remodelaram a forma de comprar com o acesso rápido à informação e a possibilidade de comparar preços.
De acordo com o vice-presidente de inovação da CI&T, Leonardo Mattiazzo, a solução para o varejo está na inovação. “Esse é o momento de inovar! É hora de usar os dados a favor do incremento das vendas e tornar real o conceito de omnichannel, unindo o online ao offline”, explica Mattiazzi.
Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar Ivanhoe defende que apostar apenas na mídia de massa não é mais o suficiente para o mercado. “Descobrimos que podemos também aprender com o comportamento digital do cliente para influenciá-lo no mundo off-line”, afirma Marcondes.
Desenvolvida como iniciativa do núcleo multidisciplinar Ancar Labs, frente de inovação da rede de shoppings, a estratégia foi construída com apoio da CI&T na plataforma Google Cloud Platform, com uso pioneiro de Analytics e Big Data.
“Os feedbacks da campanha foram excelentes e a média da taxa de cliques alcançou 30%. Numa rede de lojas de sapatos a promoção precisou ser encerrada em apenas duas horas, uma vez que atingiu 100% de conversão de seus vouchers muito antes do prazo esperado. Em uma rede de cinemas, os bônus destinados à oferta da Black Friday se esgotaram em 36 horas”, completa Marcondes.
Ao todo, a companhia possui 1,5 milhão de pessoas cadastradas em seu WiFi nos 21 shoppings de atuação. A expectativa é implementar a estratégia de mobile marketing em todos os empreendimentos nas principais datas do varejo de 2016 e atingir a cada ação uma taxa de retorno em vendas de 25%.