Melhorar a experiência do cliente. Esse conceito está na ordem do dia para os milhares de varejistas espalhados pelo Brasil, que todos os dias acordam cedo e se perguntam: como posso entregar ao meu consumidor o que ele quer, na hora certa e da maneira que ele deseja ser atendido? Para o Grupo Netshoes, as tecnologias móveis e analíticas pontuam essa resposta.
“Nossa base tecnológica está pronta e esse ano vamos aprofundar o conhecimento e manuseio dos dados coletados para que os insights gerados possam nos ajudar a entregar essa experiência para o cliente”, diz o diretor de Produtos do Grupo Netshoes, Fernando Zanatta. “Para fazer uma análise mais profunda, temos que cruzar toda informação e isso é complexo, leva tempo e exige muito poder computacional. Hoje, podemos dizer que já chegamos neste patamar”, acrescenta Zanatta.
Em 2016, a varejista prevê um investimento 20% maior se comparado a 2015 para as tecnologias de big data, softwares analíticos e tecnologias móveis. Mesmo com a política de manter a maior parte da TI dentro de casa, o Grupo Netshoes usa uma ferramenta de big data do mercado com recursos de modelos preditivos. Já o capital humano é desenvolvido internamente. Hoje, 14 profissionais de TI e Marketing fazem parte dos analistas de dados que geram os insights necessários para as decisões de negócio.
A varejista online também tem grandes apostas na área da mobilidade. Durante a última Black Friday, que aconteceu no final de novembro de 2015, o acesso mobile ao e-commerce da Netshoes superou o desktop. No terceiro trimestre do ano passado, 40% de todo tráfego veio do celular e 20% das compras são fechadas no canal móvel.
“Todo nosso esforço está concentrado em levar a experiência de compra para as mãos do consumidor. Na própria NRF deste ano o tema mobilidade foi expandido justamente porque as pessoas estão sempre com o celular, especialmente os mais jovens, os millennials. É uma tecnologia mais barata e podemos englobar todo ecossistema de parceiros, como é o caso do aplicativo Netshoes que não consome o plano de dados do cliente devido ao acordo que fizemos com as operadoras do País. Com certeza vamos expandir muito mais em 2016”, completa Zanatta.