Toda semana, o vegetarianismo ganha cerca de 2 mil novos adeptos no país, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira. Esse crescimento tem refletido de maneira positiva no mercado vegetariano, vegano e de serviços relacionados. O setor de alimentação saudável, por exemplo, cresceu 98% entre 2009 e 2014 no Brasil, segundo pesquisa da Euromonitor.
O empresário Ricardo Campos, que está à frente da VegaSite, um e-commerce que oferece produtos veganos e vegetarianos, viu suas vendas dobrarem mês a mês no primeiro semestre deste ano.
“O número de entregas cresceu proporcionalmente às vendas e agora temos três transportadoras que nos atendem. Sempre estamos negociando com novos fornecedores para ampliar a área de cobertura”, afirma.
Além dos consumidores diretos, Campos (que não come carne desde os 11 anos), diz que tem sido procurado por bares, restaurantes, padarias e pizzarias para consultoria. “Eles querem saber quais produtos oferecer ao público vegano. Fico feliz em ver que outros empreendedores têm se preocupado em atender os veganos e vegetarianos”, diz.
Uma alimentação feita de escolhas
Para a nutricionista Amanda Volpini, a escolha de uma dieta vegetariana ou vegana tem sua maior motivação nas questões éticas, já que, segundo ela, o processo de abate dos animais, a produção industrial do leite e outras explorações dos animais são extremamente cruéis.
Em abril, uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha (e realizada apenas em São Paulo) apontou que 30% dos entrevistados afirmaram ter reduzido o consumo de carne depois da operação Carne Fraca.
Mas de acordo com Amanda, o movimento vegano vem ganhando força antes disso. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter um estilo de vida mais natural. O aumento da consciência ambiental está cada dia mais presente em nosso cotidiano”, diz.
Em relação aos atendimentos, a profissional afirma ter recebido 20% mais vegetarianos e veganos em seu consultório neste ano em comparação ao ano passado.
Já a nutricionista Priscilla Reis registrou um aumento médio de 30% entre 2015 e 2016. “Vejo essa questão como algo muito positivo na alimentação dos brasileiros. O conceito de alimentação saudável e vegana está sendo estabelecido como estilo de vida”, fala.
Para quem está na fase de transição para uma dieta vegana ou vegetariana, ela recomenda consultar um profissional que entenda o cardápio vegano e que conheça os sabores dos pratos. “Experimentar diversas receitas e dar preferência aos vegetais que mais agradam. Na sequência, introduzir aos poucos as novidades que irão suprir o aporte nutricional”, completa.
Possibilidade real de crescimento
Diante da alta demanda, o empresário Ricardo Campos diz ter planos para expandir o atendimento e até transformar o negócio em franquia. “Por enquanto, temos algumas cidades que são foco das nossas negociações. Estamos estudando até a possibilidade de ter franquias para acompanhar o nosso crescimento”, afirma.
“Nosso empenho hoje é oferecer todos os produtos para clientes do Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e depois expandir para outras capitais. Temos uma infinidade de cadastros de pessoas que não têm atendimento nessas capitais. Queremos levar até elas toda a comodidade do e-commerce”, diz.
Hoje, a VegaSite vende grande parte dos seus produtos para todo o país, exceto os alimentos congelados e queijos, que são entregues na capital paulista, região metropolitana e em cerca de 100 cidades no interior e litoral de SP.
Fonte: Exame