O comando da B2W procurou ressaltar, na teleconferência a analistas, os destaques positivos no quarto trimestre da companhia, que registrou um aumento de 94% no prejuízo de outubro a dezembro de 2018.
A piora no prejuízo teve efeito direto do aumento das despesas operacionais, especialmente as despesas com vendas, que subiram 37%. A receita líquida cresceu menos, 8,9%.
A venda pelo “Americanas Mundo” — a operação de venda de produtos de lojistas estrangeiros — inaugura “nova fase de rentabilidade”, disse Fabio Abrate, diretor de relações com investidores da B2W. O executivo afirmou também que o “Americanas Mundo” vai sustentar parte do aumento do “marketplace” em 2019.
A empresa foi questionada por um analista se precisou aumentar a oferta e a venda de produtos pelo sistema de venda direta (ela compra e comercializa o produto pelos sites), a direção disse que isso ocorreu porque, no período de “Black Friday”, aumenta a demanda por produtos que a empresa tem capacidade de venda e distribuição.
A meta da B2W é atingir 20 milhões de unidades à venda no “marketplace” em 2019.
A companhia ainda mencionou que tem como meta dobrar o número de lojistas no “marketplace” em 2019 e atingir 40 mil — fechou em 2018 em 20 mil.
A B2W teve que aumentar o apoio financeiro (“funding”) por meio de um “parceiro” para lojistas do marketplace em 2018, disse Abrate. A empresa não detalhou quem é o parceiro financeiro.
Fonte: Valor Econômico