Espaço será voltado à capacitação em inovação e tecnologia
Por Mariana Murara
A Americanas, uma das maiores redes varejistas brasileiras, lançou um laboratório de capacitação em inovação e tecnologia em parceria com o Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).
Batizado de Americanas Futuro Lab PUC-Rio, o programa é voltado para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade.
O objetivo é desenvolver soluções em diferentes áreas, como data analytics, advertising, competitividade no marketplace, otimização logística e de sortimento, contribuindo com soluções para desafios reais da Americanas.
“Em uma empresa do tamanho da Americanas S.A., temos um grande desafi,o que é internalizar projetos de pesquisa na esteira de outros projetos da companhia. Com o Americanas Futuro Lab PUC-Rio, estamos aproximando a pesquisa da prática, saindo do estado da arte e criando pontes diretas com a realidade empresarial”, define João Guerra, diretor da Americanas S.A.
Para concretizar o projeto, a empresa irá construir a estrutura física do laboratório no campus da universidade, um espaço de 180 metros quadrados que irá reproduzir o ambiente dos seus centros de tecnologia.
Além disso, a companhia irá financiar bolsas de pesquisas e estudos em inovação. A turma inaugural do programa começa em agosto deste ano e terá 40 bolsistas.
Com a metodologia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI ágil), criada na PUC-Rio, os projetos terão cocriação com profissionais dos times de tecnologia e inovação da Americanas e professores do departamento de informática da universidade, responsáveis pela orientação e coordenação das pesquisas.
“Temos a oferecer o que há de mais avançado em termos de transformação digital, incluindo gestão ágil de produtos e processos, machine learning, engenharia de dados, desenvolvimento de front e back-end e design de experiência”, enumera Hélio Lopes, professor do departamento de informática e coordenador do programa na PUC-Rio.
Além da Americanas, outras empresas como Apple e Globo já possuem espaços de inovação e tecnologia na universidade.
Fonte: Baguete