O acordo tem como objetivo impactar diretamente a jornada de consumo dos mais de 53 milhões de clientes e possibilitar uma experiência hiper personalizada
Por Rodrigo Rocha
A Americanas informou em comunicado que fechou parceria com o Google Cloud, serviço de computação em nuvem do Google, voltada para “coinovação”.
“O acordo, que é o primeiro do tipo com um varejista brasileiro, tem como objetivo ser um catalisador de inovação para a indústria, impactando diretamente a jornada de consumo dos mais de 53 milhões de clientes e possibilitando uma experiência hiper personalizada”, diz o comunicado da Americanas.
Ainda de acordo com a companhia, a parceria habilita uma dinâmica de trabalho conjunto entre Americanas e outras áreas do Google para desenvolvimento de soluções para no varejo, comércio eletrônico, logística e fintechs.
O acordo entre Americanas e Google Cloud terá três frentes principais. A primeira é a hiper personalização da experiência do cliente com a implementação de uma “jornada de transformação” das lojas físicas em pontos digitais de experiência e consumo, diz a empresa.
“Além disso, a habilitação da estratégia de dados focada em hiper personalização autônoma, somada às soluções do Google Cloud para o varejo, permitirá que os consumidores encontrem produtos com maior facilidade, tenham melhores recomendações e uma experiência de compra e atendimento mais customizada, eficiente, prática e inteligente em qualquer plataforma ou canal de consumo”, diz a nota.
A segunda frente é chamada de “tecnologia para inovar”, com otimização das áreas de negócios a partir de inteligência artificial e “machine learning”.
A terceira frente é a da “excelência operacional”, com a Americanas investindo em soluções do Google Cloud para prever a demanda e controlar estoques.
“A varejista também vai agilizar ao máximo o processo de entrega com uma solução que otimiza a última milha, atuando diretamente no planejamento dos operadores de logística e resolvendo solicitações de planejamento de rota quase em tempo real”, completa o comunicado.
Fonte: Valor Investe