O varejista francês Carrefour registrou receita de 21,8 bilhões de euros no terceiro trimestre deste ano, alta de 1,1% no comparativo anual, sem ajustes. Excluindo efeitos de calendário no período e impactos cambiais e do petróleo, o avanço fica em 3,1%.
De acordo com a companhia, o desempenho está relacionado ao forte resultado na América Latina (AL), onde as vendas cresceram 9,7% em base anual, para 4,23 bilhões de euros. Apenas no Brasil, a receita subiu 25,1% e totalizou 3,4 bilhões de euros de julho a setembro.
O desempenho favorável na América Latina ajudou a compensar a queda de 0,9%, para 10,17 bilhões de euros, nas vendas no mercado estratégico da França. Ajudou, também de acordo com a varejista, a minimizar as persistentes dificuldades na China.
Nos últimos meses, vários problemas têm criado dificuldades para o Carrefour, como a concorrência feroz no mercado francês, uma reestruturação na China e a recessão no Brasil. Ao longo do último ano, as ações da empresa caíram 19%.
Na França, a empresa informou que as vendas de bens alimentares aumentaram, mas custos relacionados ao petróleo pressionaram os ganhos.