A fabricante de bebidas Ambev destinou R$ 1,5 milhão ao desenvolvimento de uma máquina de coleta de garrafas retornáveis. A ideia é facilitar a troca dos vasilhames pelos consumidores. Os equipamentos irão proporcionar uma redução de 70% nos custos logísticos dessa operação.
Atualmente, a empresa conta com 900 equipamentos instalados em supermercados de todo o País. Até o final do ano, serão mais 500 nas principais capitais.
Com a nova máquina, o consumidor leva o casco vazio até ela e retirar um tíquete de desconto na compra de outra cerveja retornável. O preço final chega a ser até 30% inferior às demais.
Outra novidade da Ambev foi a criação de uma cesta, destinada ao transporte durante a troca dos vasilhames. A iniciativa surgiu a partir de pesquisa com consumidores. Nela, foi constatado que 35% das pessoas dizem não comprar essa versão devido à dificuldade de carregar a garrafa vazia.
Em 2016, as vendas de embalagens retornáveis da Ambev cresceram 64% nos supermercados. Isso incentivou a fabricante a incluir recentemente a opção retornável para a embalagem mini de Bohemia.
Fonte: Supermercado Moderno