Adquirir a Whole Foods por US$ 13,7 bilhões foi um passo inesperado dado pela Amazon meses atrás. Desde então, a gigante do comércio eletrônico não hesitou em fazer grandes mudanças na companhia, embora tenha mantido marcas separadas para as operações.
Uma das principais diferenças notadas pelos consumidores é da ordem dos preços: imediatamente, os alimentos naturais e orgânicos vendidos pela Whole Foods ganharam etiquetas de valores mais baixos. E já foi anunciado que mais cortes devem ocorrer em novembro. Clientes do programa de fidelidade Amazon Prime também passaram a ganhar descontos especiais.
Em segundo lugar, a Whole Foods deixou de ser totalmente composta por alimentos: centenas de lojas já vendem kindles e o Echo – sistema de som inteligente alimentado pela Alexa – ambos produtos da Amazon. Além disso, algumas lojas da empresa adquirida passaram a dispor de Amazon Lockers, onde clientes podem retirar produtos comprados pela Amazon.com.
Por outro lado, agora é possível comprar mais de mil produtos Whole Foods pela Amazon.com. Produtos, aliás, que passaram a ter o dedo de executivos: antes, lojas tinham autonomia para decidir vender produtos de fabricantes locais. Agora, as decisões passam pelo escritório central da rede.
Fonte: Infomoney