Sabe quando ficamos divididos entre comprar ou não algo pela internet? Pois em muitos momentos, isso acontece pelas dúvidas relacionadas à entrega dos produtos. Afinal de contas, há duas perguntas que sempre surgem: “Quando é que vai chegar a compra?”; “Vai ter alguém em casa no momento?”.
Nos Estados Unidos, alguns anos atrás, a Amazon decidiu acabar com esse problema por meio dos Amazon Lockers — armários em que a loja virtual pode deixar os produtos para que os próprios consumidores façam a retirada –, e o TecMundo conferiu de perto como funciona esse sistema.
Compre e pegue
Depois de fazer a compra na loja virtual, os consumidores podem indicar à Amazon que preferem fazer a retirada dos produtos diretamente nos Lockers. Aí a loja indica exatamente onde vai estar o pacote, sendo que há centenas de armários espalhados pelos Estados Unidos — boa parte deles perto de lojas da rede 7-11.
Depois de o produto ser entregue, o consumidor recebe uma notificação e pode ir até o armário fazer a retirada. Nesse momento, basta passar o código de barras no leitor ou inserir o código no computador integrado. Em instantes, o sistema indica quais são as gavetas em que estão as encomendas — e então é só fazer a retirada.
Devolução também
Caso o produto venha com defeito ou o consumidor queira fazer a troca por outras razões, é possível fazer a devolução pelos armários Amazon Locker. Será que essa ideia também iria funcionar aqui no Brasil?